associaçãoo do filme bicho de sete cabeças e manicômios Erving Goffman

1261 palavras 6 páginas
Este ensaio tem o objetivo de associar o filme “Bicho de sete cabeças” com a obra de Erving Goffman “Manicômios, prisões e conventos”. Ambos os trabalhos, discorrem sobre as instituições manicomiais, (o livro trata também de outras instituições como prisões e conventos) e sobre o modo que estas instituições se transformam em locais onde os direitos civis e a liberdade individual dos internos, muitas vezes não são respeitados, pois geralmente são locais onde há autoridade abusiva e punitiva, impedindo assim que o interno avance em direção a um tratamento eficaz.
O que a instituição faz é diferente daquilo que ela oficialmente deve dizer que faz. Na teoria, o trabalho e o mundo da equipe, devem estar voltados para uma relação que se referem à pessoas que precisam ser respeitadas em seus direitos e na obrigação de manutenção de padrões humanitários. Como na realidade isto não acontece, se origina então um conflito entre padrões humanitários versus eficiência da instituição, o que acaba tornando o trabalho em manicômios, uma tarefa contraditória.
O filme “Bicho de sete cabeças” nos transporta em uma viagem ao inferno manicomial. Este é o drama vivido pelo personagem Neto, um adolescente de classe média, que leva uma vida normal até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha no bolso de seu casaco, sendo este o estopim que dá início à tragédia da família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, que tem suas pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento entre os dois, leva ao endurecimento da relação familiar e o medo de perder o controle do filho faz com que este pai se torne extremamente intolerante, despertando assim um sentimento de inimizade muito grande do filho em relação ao pai. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda, desumana, em que as pessoas são devoradas por um sistema manicomial corrupto e cruel. O filme tem uma linguagem semelhante

Relacionados