Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Quando estamos no nosso ambiente de trabalho, não existe nada melhor que a sensação de bem-estar, tanto físico, como psíquico e social, o que não significa somente estar livre de qualquer ameaça referente a acidentes ou doenças ocupacionais. O pensamento a respeito da segurança e da saúde do trabalhador ganha novos rumos e novo enfoque, ressaltando a importância da prevenção deriscos psicossociais que levam ao estresse, depressão, ansiedade, dependência de álcool, drogas e medicamentos, entre tantas outras causas de doenças.
Nesse novo cenário, surge um assunto que ganha espaço no que diz respeito à saúde do trabalhador. O Assédio Moral surge como um risco psicossocial no ambiente de trabalho, que pode causar vários danos, tanto físicos como psicológicos, bem comocontribuir para outros danos, inclusive se estendendo à empresa, momento em que há a queda na produtividade, aumento dos afastamentos, redução da qualidade do trabalho e consequente deterioração do clima propício ao bom andamento na realização das tarefas propostas.
É de conhecimento de todos que, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em seu capítulo V - Da Segurança e Medicina doTrabalho –, a empresa tem a responsabilidade de garantir, preservar e proteger a saúde de seus trabalhadores, estabelecendo medidas preventivas para atender a tais objetivos e aplicando sanções àqueles que ponham em risco a saúde dos trabalhadores no seu local de trabalho.
Passaremos, então, à análise do mobbing – movimento dentro do ambiente de trabalho – que traduz a mais perfeita relação com oassédio moral, mostrando os efeitos deste na vida social, profissional e na saúde dos funcionários vítimas de assédio moral dentro do seu ambiente de trabalho.
Ao delimitarmos o nosso tema, buscamos embasamento no conceito de assédio moral; em como acontece o assédio moral dentro das instituições bancárias; como se prevenir da prática do assédio moral; a decisão de calar ou denunciar e se adeturpação de valores em busca da escalada hierárquica justifica a prática de tal agressão. Tais questionamentos podem ser respondidos a partir do caso concreto, analisando-se a subjetividade no dano causado a cada um.
O objetivo central da pesquisa é conscientizar, por meio da experiência e das obras dos autores que estudam sobre o assunto, os trabalhadores das instituições bancárias e afins, para quepossam se defender da forma mais adequada, preservando assim sua saúde física e mental, bem como evitar que os mesmos tenham que deixar seu emprego, devido à falta de conhecimento desse perverso mal laboral bem como de seus direitos.
Outro elemento constituinte do nosso trabalho é de foro íntimo, principalmente por ter sido vítima de tal abuso, o que nos fez seguir com o objetivo de buscar cadavez mais informações sobre o tema. Registre-se que depois de denunciar e constatar que fui muito bem orientada nesse sentido, avaliamos que, se não houvesse o conhecimento mínimo do assunto e a orientação adequada, poderia ter inclusive deixado meu emprego. Isso nos motivou a repassar os conhecimentos adquiridos, objetivando ajudar a tantos trabalhadores que, por ventura, passam ou poderão passarpor essa triste experiência.
A linha de pesquisa utilizada no presente trabalho será bibliográfica, analisando o problema através de textos de autores que abordam o assunto, bem como a leitura de textos acadêmicos já publicados, pesquisa a revistas escritas, inclusive pesquisa em sites que tratam do assunto em questão. Com relação aos objetivos, a pesquisa também será Descritiva, pois descreveráas consequências negativas do assédio moral dentro do ambiente de trabalho, analisando também suas causas, frequência e prevenção, bem como os passos que levam à denúncia do assédio moral.
De acordo com a utilização dos resultados, entende-se a pesquisa como Pura, pois tem a finalidade de enriquecer os conhecimentos para a tomada de um novo posicionamento acerca do assédio moral no ambiente de...
tracking img