Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSEDIO MORAL NAS REALAÇÕES DE TRABALHO

Daniela


RESUMO

As relações entre trabalhadores, entre empregadores e empregados, bem como a organização e as condições de trabalho, são essenciais a uma boa qualidade de vida. Dentro deste quadro surge um mundo mais competitivo, o que impõe novas formas de pressão, a adoção de novas políticas de gestão empresarial, impondo novos riscos aostrabalhadores, de forma a obrigá-los a produzir cada vez mais alcançando metas cada vez mais desumanas.
As atitudes do empregador uma vez imbuído de sua intenção de lucrar a qualquer custo, por vezes imprime uma exigência na prestação de serviços e na organização do trabalho que atenta contra a dignidade e integridade física, psicológica, social e moral do empregado, esta atitude é conhecida no meiojurídico por assédio moral.
Este tema tem sido discutido amplamente pela mídia ao passo que tem o assédio moral se disseminado de forma alarmante nas relações do trabalho, por não responder a um padrão necessário, pode ter origem em razões diversas, partir de ações isoladas, por parte de pessoas que ocupem cargos diretivos, da própria organização como um todo, e em geral traduzem estratégiavisando o desligamento do empregado dos quadros das empresas.
O objetivo deste trabalho é apresentar o assédio moral bem como suas consequências, ações preventivas na busca do bem estar e a satisfação dos trabalhadores.
Palavras-Chave: Assedio moral; Hierarquia; Avanço tecnológico,





1- INTRODUÇÃO:


Hoje nas organizações, há uma grande pressão por resultados, o que estimula acompetitividade doentia, tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de práticas como o assédio moral.

Percebemos que o avanço tecnológico e as rápidas mudanças no contexto sócio-organizacional exigem cada vez mais que as empresas se tornem competitivas. A luta das organizações pela sobrevivência e sucesso no mercado globalizado faz com que o ambiente de trabalho se torne hostil e desumano, sendode fundamental importância a existência de um ambiente de clima agradável e propicio para um bom desempenho do trabalho. Ambientes contrários a este clima podem gerar o assedio moral, que interfere direta e negativamente nos resultados das organizações e de seus funcionários.

O assédio moral sempre existiu nas diversas esferas de relações humanas, incluindo-se ai as relações trabalhistas, oque ocorre na atual conjuntura é que o abuso de sua utilização, aliado aos outros fatos estressantes do dia a dia do trabalhador tem causado um adoecimento da população trabalhadora, e os índices se tornam cada vez mais alarmante.
















2 – REFERENCIAL TEÓRICO:

O assédio moral no âmbito juristrabalhista é a exposição de trabalhadores e trabalhadoras a situações quesão humilhantes e constrangedoras. Essas situações perfazem-se de forma repetitiva e prolongada. Para a psiquiatra francesa Marie-France Hirigoyen:

“O assédio moral no trabalho define-se como sendo qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude…) que atende, pela sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo emperigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho.” (Hirigoyen, 2002:14-15).

É um desrespeito à dignidade e aos direitos individuais (como saúde, trabalho e outros) do empregado, o qual fica acuado diante da idéia da perda do emprego.
Outra definição de assédio é postulada pelo também psiquiatra Meloy (apud Garrido, 2002: 16) :

“O assédio compreende diferentes comportamentos deperseguição ao longo do tempo; esta perseguição é vivida pela vítima como uma ameaça, e é potencialmente perigosa”.

É uma violência multilateral e continuada que visa excluir a vítima da organização. A origem dos comportamentos violentos deriva principalmente dos fatores culturais e de personalidade, da influência dos amigos, das patologias mentais, de fatores biológicos e do background familiar,...
tracking img