Problemas ambientais do rj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eleja os principais problemas de seu município. Para facilitar seu exercício mental, pense em problemas que você visualiza em seu dia a dia, como: engarrafamentos, poluição sonora, poluição atmosférica, aterramento de manguezal, enchentes, desmatamentos, lixo; enfim, pense em pelo menos 5 problemas que você encontra em sua rua, seu bairro ou cidade. Disserte brevemente sobre como os problemaseleitos se configuram na dinâmica de seu município. Onde se localizam, qual foi a origem dos mesmos e quais são os impactos que provocam no ambiente.


Ocupação desordenada das encostas.

Com a industrialização, os centros de produção passaram a ser as cidades, que acabaram provocando a migração da população rural para as metrópoles, em busca de melhores condições de vida e emprego. Entre asdécadas de 50 e 90, a parcela da população brasileira que vivia em cidades praticamente dobrou, criando o problema das favelas “fincadas” nos morros e ocupação desordenada em áreas de preservação ambiental. A falta de controle público, permitiu cada vez mais a expansão desse problema.
As conseqüências dessa ocupação desorganizada são enchentes, desmatamento de áreas verdes, desmoronamento deencostas, desabamento de casas em favelas como as tragédias registradas em 2010, poluição dos rios e comprometimento dos seus cursos de água devido ao lixo e a perda de florestas, mananciais, rios e lagos.

Desperdício de água

Como ainda não sofremos com a falta de água, pelo contrário, possuímos a maior reserva de água doce superficial do planeta, e como não possuímos a questão ambiental“na veia”, há grande desperdício dos recursos hídricos. Segundo Adriana Gioda, 50% da água tratada é desperdiçada no país.
É comum vermos calçadas e carros sendo lavados com água, além do desperdício nas residências, com banhos demorados, máquinas de lavar funcionando com poucas roupas, privadas sem caixa acoplada. Além de inúmeros vazamentos que observamos ao andarmos pelas ruas.
Aconseqüência dessas atitudes é a redução galopante da disponibilidade deste recurso, o encarecerá seu custo, restringindo cada vez mais o acesso a água.

Poluição

Outro problema do município é a poluição do ar, cujos principais causadores são os transportes, industrias, incineração de lixos e desmatamento.
A poluição provoca aumento crescente de pessoas atingidas por doenças respiratórias.Além disso, pode causar aumento da temperatura nas cidades, devido a falta de circulação do ar.
O aumento da concentração de poluentes na atmosfera causa o efeito estufa. O efeito estufa impede que a Terra devolva para o espaço parte da radiação solar recebida, por meio de radiação de calor. Com a poluição, este “mecanismo” não funciona na sua plenitude e parte da radiação infravermelha éretida na atmosfera, provocando o aumento do aquecimento global, cujas conseqüências seriam aumento da temperatura da Terra, derretimento de gelo nos pólos, aumento do nível dos oceanos. No Brasil, a maior emissão de gases de efeito estufa está no desmatamento.
Segundo Tasso Azevedo, as emissões no Brasil estão maiores do que a média mundial. Produzimos US$ 940 de PIB/Tco2e (Tco2e = 1 toneladade gases de efeito estufa) contra a média global de US$ 1.200.

Falta de consciência ambiental das empresas

As empresas deveriam estar muito atentas ao problema ambiental. Em muitas situações o dano ambiental não é mais reversível, como é o caso das reservas pesqueiras mundias.
No âmbito empresarial, a RSA deveria ser aplicada como uma nova forma de pensar o negócio, como um critérioreal de avaliação de investimentos e de empresas. No entanto, se pensa a RSA como ações pontuais e um “departamento” dissociado da gestão.
Segundo dados apresentados no Seminário “A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil – 2010”, 85% das empresas concentram suas “ações de RSA” em filantropia e ecologia; 14% desenvolvem suas ações de RSA como investimento social...
tracking img