Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modalidades de constrangimento no ambiente de trabalho

O assédio moral, o assédio sexual, a lesão à intimidade, lesão à imagem e lesão à honra no trabalho.

Todas essas modalidades sãopraticadas de forma diversa pelo sujeito ativo que pratica o ato constrangedor.

Mas qualquer medida de constrangimento no ambiente de trabalho só tem uma finalidade – causar dano à moral e à dignidadeínsita à pessoa do trabalhador, e no limite, forçá-lo a pedir demissão.

Importância do tema:
P/ Hádassa Ferreira – pode-se afirmar, sem medo de errar que oa ssédio moral nas relações de trabalho é umdos problemas + sério enfrentados pela sociedade atual. Ele é fruto de um conjunto de fatores, tais como a globalização econômica predatória, vislumbradora somente da produção e do lucro, e a atualorganização do trabalho, marcada pela competição agressiva e pela opressão dos trabalhadores através do medo e da ameaça. Esse constante clima de terror psicológico gera, na vítima assediada moralmente,um sofrimento capaz de atingir diretamente sua saúde física e psicológica, criando uma predisposição ao desenvolvimento de doenças crônicas, cujos resultados a acompanharão por toda a vida.Definição doutrinária: a doutrina define o assédio como uam conduta abusiva, de antureza psicológica, q atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, e q expões o trabalhador asituações humilahtens e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, à dignidade, ou à integridade psíquica, e q tem por efeito excluir o empregado de sua função ou deteriorar o ambiente detrabalho.

Perfil do assediador: autoritário e narcisista – s/ qualquer consideração pelo assediado.
É possível identificar um iter procedimental do assedio – resuca de comunicação direta com a vítima,desqualificação, descrédito, isolamento, constrangimento e indução do assediado ao erro. - (assédio sexual c/ o fito de "coisificar” a vítima).”

Práticas + comuns: Rol EXEMPLIFICATIVO...
tracking img