Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO SALVADOR
CURSO GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ALEXSANDRA MATIAS
DEIJANICE CERQUEIRA
JAMILE GÓIS
MARISE FIGUEREDO



ASSÉDIO MORAL


Trabalho apresentado como parte dos requisitos da avaliação da IIª unidade, do curso de Gestão em Recursos Humanos, da Faculdade São Salvador, Ministrado pelo professor Bartholomeu Rebouças. Sendo que a apresentação será realizada dia 17/05.SALVADOR
2012



RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade mostrar uma realidade que, não tem sido suficientemente discutida em nossa sociedade: O assédio moral. É de caráter emergencial levarmos em conta, não só as terríveis consequências pessoais para os diretamente envolvidos, mas, também, para as organizações ou empresas em que se esta forma de violência se origina. O nossocontexto sócio-cultural atual, de forma geral, nos induz à cegueira e à tolerância, levando-nos a banalizar tal forma de perversão.
Veremos que o assédio se trata de uma violência declarada, mesmo quando oculta, na qual o processo de destruição moral do outro, pode levá-lo à enfermidade mental ou, em casos extremos, ao suicídio.
Palavras-chave: assédio, moral, trabalho, agressão, dano.SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................05

3. APLICABILIDADE DO TEMA AO CURSO......................................................10

4. APLICABILIDADE DO TEMA ÁINSTITUIÇÃO...............................................11

5. APLICABILIDADE DO TEMA AO MOMENTO ATUAL...................................12

6. REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................12

7. ADEQUAÇÃO AO LÓCUS BAHIA..................................................................13

8. OPINIÃO DAEQUIPE.....................................................................................14

9. CONCLUSÃO..................................................................................................15

10. REFERÊNCIAS...............................................................................................16



4
1 . INTRODUÇÃO
O emprego constitui um bem precioso e traz consigo um mercado cada vezmais competitivo, e essa competitividade leva o empregado, muitas vezes, às situações mais constrangedoras em prol de um "status", agindo o empregador, por muitas vezes, de forma humilhante e ofensiva.
A atitude costuma vir do chefe (a) que impõe metas impossíveis de cumprir, ridiculariza subordinados, desdenha da competência de empregados. Mas também ocorre entre colegas de serviço, quando, deforma aberta, um põe em dúvida a capacidade do outro ou os demais se afastam de um companheiro publicamente humilhado. Isso é assédio moral. E pode matar.
Para não adoecer física nem mentalmente ou por não suportar pressões do tipo, algumas vítimas desse tipo de violência no ambiente de trabalho pede demissão.

5
O QUE É ASSÉDIO MORAL?
O termo “assédio moral” (no ambiente detrabalho) surgiu em setembro de 1998, quando a psicanalista e vitimologista francesa Marie-France Hirigoyen lançou, na França, um livro publicado, em 2000, no Brasil, sob o título “Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano”.
Conceito de Assédio Moral:
O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional ea desestabilização emocional e moral dos(s) assediado(s), tornando o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, ensejando em muitos casos o pedido de demissão do empregado, que se sente aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica.
Entretanto, independentemente da definição, necessário se faz...
tracking img