Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Tema:

ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM Call CENTER

2. Delimitação:

O trabalho tratará sobre o assédio moral nas relações de trabalho nos call Center, a banalização dos direitos humanos, normas que não são seguidas em via de regra, atualmente os trabalhadores se respaldam na Lei, mostraremos os efeitos do assédio moral na vida social e psicológica de um individuo, muitasjá são as leis que beneficiam o trabalhador de call Center, mas mesmo diante de seus direitos instituídos em lei o trabalhador ainda se depara com a descriminação no mercado de trabalho,na pratica muitos trabalhadores tem seus direitos violados, sofrem discriminação e assedio moral.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

* Como se inicia o assédio moral?
* Quais são os efeitos do assédio moral?
* Otrabalhador de call Center sofre descriminação?
* O assédio moral afeta os custos operacionais da empresa?
* O assédio moral é capaz de causar danos a saúde da vítima?


4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/ JUSTIFICATIVA

O tema é relevante na atualidade, embora desconhecido por alguns, mas ferramenta de uso para outros, o objetivo do trabalho é mostrar a banalização do Assédio moral, o queé muitas vezes confundido com outras fatalidades no âmbito do trabalho,confundi-se o assediado com assediador, ou seja, às vezes não se consegue identificar à vítima.
Algumas pessoas confundem assédio moral sendo uma forma de discriminação, o que não descarta o delito, pois os dois delitos são crimes contra pessoa.
Mas o que se entende é que o Assédio Moral é mais transgressor, pois se tratade uma conduta praticada periodicamente, através dos tempos, o vocábulo “trabalho” veio sempre significando fadiga, esforço, sofrimento, cuidado, encargo, em suma, valores negativos, dos quais se afastavam os mais afortunados. A evocação dessa etimologia e desse passado se faz bastante prudente porque guarda consonância com o cenário em que se descortina o assunto deste trabalho, um cenário deviolência no ambiente organizacional donde emerge um fenômeno, que apesar de invisível, vem merecendo especial atenção das organizações, dos funcionários e da sociedade como um todo devido aos danos que provoca. E este fenômeno tem nome: é o assédio moral.
.

A origem do direito do trabalho ou direito laboral surgiu como conseqüência da questão social que foi precedida da revoluçãoindustrial, no século XIX no Brasil, com o passar do tempo e com as evoluções ocorridas nos direitos dos trabalhadores em 1930, com a Revolução e a Era Vargas, procedendo-se à sistematização das normas laborais existentes, desenvolvendo-se autonomia deste novo ramo de Direito. Com o crescimento da industrialização, surge à necessidade de uma disciplina das relações de trabalho, cria-se então, com aConstituição de 1934 a Justiça do Trabalho, como Órgão do Poder Executivo



O tema abordado tem como objetivo mostrar a importância da sociedade defender o trabalhador de call Center, a aplicação das leis a eles oferecidas, o direito da dignidade da pessoa humana, da não discriminação.

Para Ghersi Apud Barros(2004,P.206):

O dano psíquico poderá ser permanente ou transitório. Ele seconfigura quando a personalidade da vítima é alterada e seu equilíbrio emocional sofre perturbações, que se exteriorizam por meio de depressão, bloqueio, inibições, etc.
Estes estados devem guardar um nexo de causalidade com o fato danoso. Poderá ocorrer desse último não gerar o desequilíbrio emocional, mas agravá-lo. Nessa última hipótese, aplica-se a concausa e o responsável responde peloagravamento.

O dano psíquico pode gerar lesões que poderão ser permanentes ou temporárias, que afetam à personalidade da vítima, desencadeando um desequilíbrio emocional, perturbações á depressão.


5. OBJETIVOS

5.1. Objetivos Gerais


Objetivo geral é analisar o assédio moral nas relações de trabalho em call Center, como é o tratamento com os operadores de telemarketing, apresentar as...
tracking img