Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ASSÉDIO MORAL

Florianópolis (SC)

2011

1 ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

O assedio moral não é um comportamento recente, sendo verificado em todas as relações interpessoais que o indivíduo realiza. É tão antigo quanto o termo trabalho. “O assédio moral no trabalho não é um fenômeno novo, pode-se afirmar que é tão antigo quanto opróprio trabalho” (BARRETO, 2006).
LEYMANN, nos anos 80, foi o primeiro psicólogo a centra sua atenção neste processo. Afirmando que assédio moral é qualquer comportamento abusivo que se produza no lugar de trabalho, que inclua gestos, verbalização ou escritos que se produza contra a dignidade ou integridade, tanto física como psíquica dos indivíduos.
Não começa de uma hora para outra,é de maneira sutil e progressivo se multiplicando até colocar a vítima em uma posição de inferioridade através de distintas e repetitivas provocações hostis e degradantes. Tornando assédio moral algo cíclico. A vítima acaba até esquecendo a causa do conflito, pois acaba ficando ansiosa na presença do agressor, confusa e culpada pela situação.
Os efeitos desses comportamentos degradantes seapresentam em diversas facetas, ocasionando danos físicos e mentais. Segue abaixo alguns efeitos:
A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto em 2000. “Uma jornada de humilhações” foi o tema de sua dissertação de Mestrado.
No início, figura do assédio moral foiestudada no ramo da Biologia, antes de serem desenvolvidas na esfera das relações humanas. Konrad Lorenz, o qual analisou a conduta de determinados animais de pequeno porte físico quando confrontados com invasões de território por outros animais, especialmente um animal maior, e verificou um comportamento agressivo por parte dos grupos de animais dominantes do local. Assim, denominou-se essecomportamento de mobbling.- turba, multidão.
Nos anos 60, Peter-Paul Heinemann, analisou um grupo de crianças no ambiente escolar, chegando à conclusão que o comportamento delas frente a outras crianças desconhecidas eram semelhantes com aos dos animais. Essa foi a pesquisa pioneira em detectar o assedio moral nas relações humanas.
Na década de 80, psicólogo alemão Heinz Leymann analisandoo ambiente de trabalho descobriu o mesmo comportamento identificado nos animais e nas crianças em condições de intimação por parte de outros indivíduos.
A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Também a publicação do livro de Marie France Hirigoyen - Assédio moral: a violência perversa nocotidiano. Essa obra reacendeu a discussão acerca do assédio moral na esfera jurídica. Desde antão o tema foi ganhando proporções internacionais, sendo que a França, Suécia, Noruega, Austrália, Itália demais Estados passaram a produzir leis visando a coibir o assédio moral nas relações de trabalho.
Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país, No âmbitofederal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei.

2. A origem dos comportamentos que resultam no Assédio Moral

A origem dos comportamentos violentos deriva principalmente dos fatores culturais e de personalidade, da influência dos amigos, das patologias mentais, de fatores biológicos e do background familiar, em que crianças e jovens ridicularizados ou humilhadospor pessoas mais velhas, ou mais poderosas, sobre as quais não tinham como se defender, quando adultos, podem vir a ser agressores ou vítimas de assédio moral.
As constantes humilhações e desqualificações criam desordens psicoafetivas que, juntamente com o abuso de poder, atingem as pessoas que têm baixa auto-estima (agressor ou vítima).
No agressor, a baixa auto-estima...
tracking img