Aspesctos do comportamentalismo

426 palavras 2 páginas
Conhecimento

A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência. O que se pode determinar de formação e desenvolvimento do comportamento pode ser atribuído às contingências de reforço. Uma determinada resposta do individuo é fornecida, num certo sentido, por conseqüências que tem a ver com a sobrevivência do individuo e da espécie.
Para Skinner, o comportamento é um desses objetos de estudo que não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento, portanto, é estruturado indutivamente, via experiência.

Educação

A educação está intimamente ligada à transmissão cultural. A educação, pois, deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, praticas sociais, habilidades consideradas básicas para manipulação e controle do mundo/ambiente (cultural, social etc.). O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, mudanças essas desejáveis e relativamente permanentes, as quais implicam tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes. O objetivo último da educação é que os indivíduos sejam os propios dispensadores dos reforços que elicitam seus comportamentos. O individuo dessa forma, será capaz de estruturar as contingências de seu próprio ambiente de modo que seu comportamento leve as conseqüências que deseja. Quanto maior o controle, maior a responsabilidade. O comportamento é moldado a partir da estimulação externa, portanto o individuo não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte.

Escola

A escola é considerada e aceita como uma agencia educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. Cabe a ela, portanto, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade,

Relacionados