Aspectos do controle interno e sua aplicação no município de medianeira, paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS DO CONTROLE INTERNO E SUA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MEDIANEIRA, PARANÁ.



Jurandir Bongiolo


RESUMO

O presente estudo trata dos aspectos do controle interno e sua aplicação no Município de Medianeira, Paraná. Buscando a eficiência operacional na administração pública brasileira, torna-se constante a aplicação do controle interno juntamente com a Lei de ResponsabilidadeFiscal, que tem como objetivo estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Em outros termos a lei tem como preceito assegurar uma gestão responsável e transparente, auxiliando no planejamento e controle da gestão fiscal, estabelecendo metas para que sejam alcançados os resultados e à divulgação das contas públicas.

Palavras-Chaves: AdministraçãoPública. Controle Interno. Município de Medianeira.


















1. INTRODUÇÃO


Os controles internos auxiliam o administrador buscando colocar os serviços públicos à disposição da comunidade visando a necessidade de conhecimento daquilo que ocorre no município. A implantação de sistemas de controle interno significa que as políticas e procedimentos adotados pela administraçãode um órgão para ajudá-lo a atingir o objetivo de assegurar, um modo ordenado e eficiente de conduzir seus negócios, incluindo o cumprimento de políticas administrativas, prevendo e detectando fraudes e erros, havendo a precisão e integridade dos registros contáveis, e a preparação oportuna de informações financeiras confiáveis.
Pretende-se, então, verificar como é feita a aplicação do controleinterno junto ao órgão público e como é desempenhada essa aplicação.
A partir dos dados obtidos nessa pesquisa, poder-se-á, através de sua divulgação, contribuir para a melhoria do conhecimento acadêmico sendo objeto de pesquisa e aplicação.
A prefeitura analisada foi a do Município de Medianeira, Paraná, buscou-se avaliar a aplicação do Controle Interno nos órgãos da administração visando àcorreta gestão das receitas e despesas.
A escolha do Município de Medianeira para pesquisa, se deu em função de haver maior acesso as informações e disposição dos responsáveis para responder os questionários, bem como prestar o orientação para conclusão do monografia.
A pesquisa foi realizada junto a prefeitura municipal de Medianeira, através de questionário aplicado aos funcionários responsáveispela aplicação do Controle Interno, e análise dos resultados.
Para tal, utilizaram-se os métodos bibliográfico e quantitativo, partindo-se de conceitos já existentes a respeito do tema da pesquisa proposta e analisa das respostas obtidas junto ao universo pesquisado.
A escolha do Município de Medianeira para pesquisa, se deu em função de haver maior acesso as informações e disposição dosresponsáveis para responder os questionários, bem como prestar o orientação para conclusão do presente artigo.
A pesquisa deverá ser realizada junto a prefeitura municipal de Medianeira, através de questionário aplicado aos funcionários responsáveis pela aplicação do Controle Interno, com posterior análise dos resultados.


2. REFERENCIAL TEÓRICO


Segundo a Constituição Federal de 1988, eantes, a Lei Federal nº 4320/64, e agora a Lei Complementar nº 101/00 - Lei de Responsabilidade Fiscal -, são mandamentos de ordem constitucional e infraconstitucional que exigem a implantação do Controle Interno na Administração Pública.
Com o advento da LRF, o Prefeito, o Presidente da Câmara de Vereadores e os demais responsáveis das outras esferas de Governo não podaram resistir a implantação doControle Interno na Administração Pública, e estão obrigados a criar e implantar o Controle Interno imediatamente, porque os relatórios de Gestão Fiscal devem ser assinados, não só pelo Administrador - Prefeito, Presidente de Câmara e demais responsáveis, pelo Secretário da Fazenda, mas também, pelo responsável do Controle Interno.
Segundo FACCIONI (2001, p.04) o Controle Interno, faz parte...
tracking img