Aspecto intrudutorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Ciências Contábeis

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar
Professores 1 semestre

Jose Manoel da Costa



UBA-MG
2012

TEMA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EMCIÊNCIAS CONTÁBEIS

Introdução:

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fontede informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

A contabilidade como ciência tem sua origem em Uruk,entre os anos 8000 à 3000 a.C ,data estimada através de instrumentos encontrados nessa antiga cidade da mesopotâmia.
Segundo D’Áuria,a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções deorientação,controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica. É um instrumento que tem como objetivo o controle do patrimônio,fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais,bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins que podem ser lucrativos ou sociais.
A contabilidade de uma entidadedeve ser expressa por meio de escrituração contábil através de registros das movimentações ocorridas na empresa de acordo com o método das partidas dobradas, ou seja,para cada causa existe um efeito;para cada origem existe uma aplicação;para cada débito existe um crédito.Com esse método,os registros devem ser lançados no plano de contas,que é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pelacontabilidade dentro de determinada empresa,de maneira padronizada para transmitir informações aos usuários tanto internos( administradores,acionistas,sóc-
ios...),quanto externos(bancos,governo,sindicato...).
Os lançamentos envolvidos em uma escrituração contábil de uma entidade,são separados entre ativo e passivo:
Ativo: compreende os bens e os direitos de uma entidade expressos emmoeda.Os bens dividem-se em tangíveis (materiais ou corpóreos)e intangíveis(materiais ou incorpóreos).Os direitos representam os valores que a entidade possui em relação a terceiros.

Passivo: corresponde as obrigações à pagar, ou seja, os valores que a entidade deve a terceiros,Ex: títulos à pagar,impostos à pagar adiantamento de clientes.Tudo isso mais o patrimônio líquido,que representa ariqueza líquida da entidade.
Diante de informações geradas por meio de relatórios contábeis, de maneira coesa o futuro de determinada organização, por isso a importância da contabilidade para as empresas e para o gestor que utiliza da contabilidade como ferramenta da gestão empresarial.
Um bom relatório para uma boa tomada de decisões deve ser decidido e determinar de forma preliminar quecritério o fariam preferir uma opção em detrimento da outra, procurar tantos os fatos reconhecíveis como as estimativas razoáveis à respeito dos “não
reconhecíveis” para tomar a decisão: não tomar decisões utilizando apenas critérios intuitivos mesmo dispondo de dados excelentes e aprender com os resultados das decisões passadas,isso para uso interno.
Para divulgação externa utilizamdemonstrações formatadas legalmente com os seguintes relatórios:
1- Balanço Patrimonial
2- Demonstração do Resultado do Exercício
3- Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados
4- Demonstração das mutações do patrimônio líquido
5- Demonstração das origens e aplicações de recursos
6- Demonstração do fluxo de caixa
7- Demonstração do valor adicionado
8- Notas...
tracking img