Aspecto fisico de jesus cristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ASPECTO FÍSICO DE JESUS

Reginaldo Coutinho
Professora: pastora Marilda
Instituto Teológico Quadrangular, ITQ.
São Roque, 2012.


RESUMO

Não há relatos bíblicos suficientes para se ter uma idéia de Sua aparência. Há somente uma profecia de como ele seria quando estivesse sofrendo na cruz (Isaías 52.14 e 53.2-3). Porém, políticos e historiadores do primeiro século descreveramnão só a Sua aparência bem como o Seu comportamento, confirmando o que está escrito no Novo Testamento. Os registros dos romanos são parecidos e não mencionam dEle ser "bonito" ou "feio", apenas descrições de formas e cores. E sabemos também que era de carne e espírito, ou seja, Deus e Homem.






[pic]




DESENVOLVIMENTO

Muito se tem falado sobre o aspecto físico doSenhor Jesus. Livros em grande quantidade foram escritos, telas foram pintadas e milhares de pensamentos foram exteriorizados. E você, de uma maneira especial, qual é sua idéia sobre sua pessoa? Alto, loiro, olhos azuis, cabelos compridos, olhar triste, semblante sombrio e por aí afora?


Quantas vezes formamos a idéia de alguém que ainda não conhecemos. Vamos ao encontro e começamos a formar umaimagem em nosso pensamento: "será gordo, magro, expansivo, calado"? Quando há o encontro, quantas surpresas.


A Bíblia não se prende à descrição do aspecto de Jesus na sua humanidade e ministério. Todas as especulações ficam por conta do ser humano. E não é de hoje, pois os artistas desde os tempos mais remotos têm produzido verdadeiras obras primas, as quais tendem a nos incutir suasformas físicas.


A Bíblia refere a alguns personagem com os seguintes textos:

• Saul — "Tinha este um filho, chamado Saul, jovem e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía em altura a todo o povo" (I Sm 9:2);
• Davi — "Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e degentil aspecto..." (I Sm 16: 12);
• Absalão — "Não havia em todo o Israel homem tão admirável pela sua beleza como Absalão; desde a planta do pé até o alto da cabeça não havia nele defeito algum" (II Sm 14:25).

Em Busca de Uma Face


Recentemente alguém reproduziu como seria o rosto do Senhor Jesus, totalmente diferente daquilo que o mundo sempre concebeu: um judeu de média estatura,olhos e cabelos curtos, pretos, nariz aquilino, tal como conhecemos os homens daquelas terras.


Quem sabe Deus omitiu seus traços a fim de que o ser humano se concentrasse nas belezas espirituais e por estas fossem atraídos? A beleza de uma pessoa está em seu caráter e reside no mais fundo do seu ser. Entretanto, o ser humano ainda não aprendeu esta lição. Não foi assim que Deus ensinou aSamuel quando este viu a Eliabe?: "(...) pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Sm 16:7).


Encontramos na palavra de Deus muitas pessoas que desejavam ver a Jesus: Alguns gregos durante a festa: "Estes, pois, dirigiram-se a Felipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus" (Jo 12:21). O pequenoZaqueu: "Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura" (Lc 19:3). É interessante notar que o conhecimento de Zaqueu levou-o a seguir a Cristo; quanto aos gregos, somente na eternidade conheceremos os efeitos deste notável conhecimento, pois a mensagem de Jesus para eles foi de uma extraordinária sabedoria, que só o Deus-Homem era capaz.Mas a curiosidade ainda persiste! Como era o rosto de Jesus?!


Se pudéssemos perguntar a Zaqueu, por certo diria: "é o mais belo homem que já conheci". Pedro enfaticamente diria: "tem um carisma notável e dotado da mais intrigante persuasão". André diria: "é um homem que quando conversa com alguém as horas não passam, mesmo se tarde da noite". Nicodemos diria: "até mesmo alta madrugada...
tracking img