Aspcto histórico da vigilância á saúde

1875 palavras 8 páginas
ASPCTO HISTÓRICO DA VIGILÂNCIA Á SAÚDE
A expressão vigilância em saúde quer dizer vigiar, sua origem vem do latim vigilare, que significa de acordo com o dicionário Aurélio, observar atentamente, estar atento a, atentar em, estar de sentinela. No campo da saúde, a vigilância esta historicamente relacionada aos conceitos de saúde e doença presentes em cada época e lugar, a prática de atenção aos doentes e aos mecanismos adotados para tentar impedir a disseminação das doenças.
As atividades ligadas à vigilância sanitária foram estruturadas, no Brasil entre o século XVIII e XIX, para evitar a propagação de doenças nos agrupamentos urbanos que estavam surgindo. A execução desta atividade exclusiva do estado, por meio da política sanitária, tinha como finalidade observar o exercício de certas atividades profissionais, coibir o charlatanismo, fiscalizar embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos.
No final do século XIX houve uma reestruturação da vigilância sanitária impulsionada pelas descobertas nos campos de bacteriologia e terapêutico nos períodos que incluem a primeira e a segundas grandes guerras. Após a segunda guerra mundial, com o crescimento econômico os movimentos de reorientação administrativa ampliaram as contribuições da vigilância sanitária no mesmo ritmo em que a base produtiva do País foi construída, bem como conferiam destaque ao planejamento centralizado e a participação intensiva da administração pública no esforço desenvolvimentista.
A partir da década de oitenta, a crescente participação popular e de entidades representativas de diversos segmentos da sociedade no processo político moldaram a concepção vigente de vigilância sanitária, integrando, conforme preceito constitucional, o complexo de atividades concebidas para que o Estado cumpra o papel de guardião dos direitos do consumidor e provedores das condições de saúde da população.
VIGILÂNCIA Á SAÚDE
Vigilância a saúde tem por meta ligação dos campos: vigilância

Relacionados

  • TEC
    10925 palavras | 44 páginas
  • Plano de Negócios Academia
    29309 palavras | 118 páginas