Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Asma?
A asma é a inflamação dos brônquios, que sofrem inchaço e estreitamento, ou seja, a passagem do ar fica mais difícil porque o tamanho interno dos brônquios fica diminuído. Os brônquios são vias por onde entra e sai o ar que respiramos.
A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta indivíduos de todas as idades. É erroneamente chamada de bronquite alérgica. É uma doença comum,afetando cerca de 10% a 20% da população.
Ocorre este estreitamento por:
* Inchaço da parede dos brônquios provocado pela inflamação
* Contração dos músculos que estão ao redor dos brônquios
* Aumento da produção de escarro, também provocado pela inflamação
A asma pode ser controlada com tratamento adequado, permitindo que o pulmão funcione normalmente. Assim, o asmático pode tervida ativa.
É importante saber conviver com a asma!
O asmático e sua família devem conhecer as causas e conseqüências da asma, a fim de garantir uma vida normal, através do seu controle!
Quais os sintomas da Asma
TOSSE, CHIADO, FALTA DE AR, SENSAÇÃO DE APERTO NO PEITO OU OPRESSÃO.
Os sintomas podem variar de acordo com cada caso!
A asma pode ser causada por vários fatores: alérgicos,substâncias ou produtos que causem irritação das vias aéreas, tais como, ambientais, infecções virais, fatores emocionais, atividade física intensa e alguns medicamentos.
Sempre que tiver sintomas, procure lembrar o que fez, que substâncias teve contato e o que aconteceu neste dia e na véspera! ) Usar os medicamentos apropriados para o seu caso, com a técnica correta recomendada pelo médico:
O uso demedicamentos deve ser SEMPRE orientado pelo médico. Os mesmos podem ser divididos em:
* Medicamentos de alívio ou broncodilatadores
* Medicamentos de tratamento ou antiinflamatórios ou preventivos.
Os medicamentos podem ser administrados por via inalatória, usando-se nebulizadores comuns (inaladores), nebulizadores pressurizados (aerossóis ou bombinhas) e sistemas inalatórios de pó seco.
Osnebulizadores do tipo pneumáticos ou ultrassônicos são mais apropriados aos pacientes que tem dificuldade técnica de coordenação para utilização de bombinhas, acopladas ou não à espaçadores, e alguns tipos de aparelhos inaladores de pó seco, como crianças abaixo de 6 anos e idosos. Existem no mercado antiinflamatórios e broncodilatadores inalatórios que podem ser utilizados em nebulizadores. Outravantagem é que esses aparelhos podem ser utilizados no próprio domicílio dos pacientes.
Os sintomas da asma brônquica são episódios de:

- Falta de ar
- Tosse
- Cansaço
- Chiado e aperto no peito.

São agravados à noite e nas primeiras horas da manhã, ou durante a prática de algum exercício, para o qual o paciente não esteja fisicamente preparado.

A asma pode ser classificada em:- Leve: Crises de baixa intensidade e esporádicas, que pouco influem na vida diária do paciente. Os sintomas são discretos e o sono não é prejudicado. Às vezes, tosse é o único sintoma.

- Moderada: Crises de média intensidade, ocorridas mais de uma vez por semana, que atrapalham em parte o desenvolvimento de atividades como estudo, trabalho e práticas esportivas. Os sintomas são maisfortes, com chiado intenso, falta de ar, tosse e cansaço. A pessoa não dorme bem.

- Grave: Crises de grande intensidade e diárias, que afetam muito o desempenho diário da pessoa. A falta de ar é grave, ocorre mal-estar, tosse e chiado intenso. Em alguns casos, a respiração é pesada e rápida. O indivíduo mal consegue falar ou caminhar.

Diagnóstico
O primeiro passo para diagnosticar a asmabrônquica é analisar a história clínica do paciente, para saber quais os sintomas existentes e desde quando são apresentados. A partir daí, de acordo com a Associação Brasileira de Asmáticos, é preciso identificar os fatores desencadeantes ou agravantes dos sintomas, como:

- Alérgenos - Pó, ácaros, pelo de animais, alimentos, medicamentos...
- Irritantes - Fumaça de cigarro, poluição, produtos...
tracking img