Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTO DA ASMA ATRAVÉS DA ACUPUNTURA - RELATO DE CASO

02.05.2011
TRATAMENTO DA ASMA ATRAVÉS DA ACUPUNTURA - RELATO DE CASO

ALVES, C. M., NEVES, M. L.


INTRODUÇÃO

O termo “asma” tem origem no vocabulário grego “asthma”, que significa “sufocação”. A asma é uma doença das vias aéreas que se caracteriza pelo aumento da capacidade reacional da árvore brônquica a umamultiplicidade de estímulos. (Wikipédia). Os estímulos “asmagênicos” comuns incluem pólens, inalantes, alimentos, medicamentos, tintas, ar poluído, infecção, fumaça de cigarro, exercício e ar frio e seco. (IRWIN, 1994).
Segundo CORREA DA SILVA (1997), é uma doença crônica, caracterizada por uma hiper-responsividade traqueo-brônquica a estímulos diversos, resultando em estreitamento difuso das vias aéreas. Ograu de obstrução varia muito e costuma ser reversível, espontaneamente ou como resultado de tratamento, em curtos períodos de tempo. Clinicamente, manifesta-se por paroxismos de: dispnéia, tosse e sibilos. Trata-se de doença episódica nas quais as exacerbações agudas são intercaladas por períodos desprovidos de sintomas (Harrison's Principles of Internal Medicine). Sendo assim, esses sintomas e/ousinais podem ocorrer esporádica ou levemente (e mesmo estar ausentes por dias, meses e até anos), ou podem desencadear grave crise respiratória. (CORREA E SILVA, 1997).
Esses sintomas estão relacionados especificamente com a severa obstrução das vias aéreas causada pela combinação de espasmo da musculatura lisa, secreções mucosas e edema da parede brônquica. O sibilo geralmente é agudo e podeocorrer nas fases expiratória e inspiratória da respiração. A dispnéia, ou respiração forçada, está associada com taquipnéia, respiração rápida conforme o paciente tenta manter a ventilação minuto face à severa obstrução expiratória.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são diversos os nomes utilizados para expressar "Asma":
• Duan Qi: respiração curta, asma.
• Shao Qi: respiração astênica,falta de força na respiração devido a deficiência de energia vital (voz baixa ao falar, lassitude, abatimento).
• Chuan e Shang Qi: Asma, dispnéia (arfar para respirar).
• Keni Shang Qi: Tosse com dispnéia.
• Chuancu, chuanji: Dispnéia e taquipnéia.
• Tan Chuan: Asma causada por excesso de fleuma.
(Retirado do Commons terms of traditional chinese Medicine in English).
A referênciaetiológica, na MTC, destaca o vento e a fleuma como fatores provocantes de uma síndrome de excesso, e o Pulmão e os Rins relacionados à insuficiência. Como podemos observar, esses fatores estão presentes em um grande número de afecções pulmonares que não a asma, definida ocidentalmente. Portanto o estudo da fisiopatologia chinesa dessa patologia é que poderá fornecer novos dados para o entendimento dessequadro tão peculiar.
Dentro do contexto reduzido do estudo da asma brônquica sob a ótica chinesa, a etiologia de excesso vento, passa a ser compreendida como o estado de asma, que apresenta como parâmetro a hipersensibilidade reacional ao agente (vento), aqui representando o fator alergeno de caráter estacional, típicos da asma alérgica. A estação relacionada a esse movimento é a primavera,conhecido período de germinação e distribuição do pólen na atmosfera.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o fígado (madeira) se apresenta como fator responsável, a partir de um desequilíbrio intrínseco entre a raiz Yin e a raiz Yang preponderante. O mecanismo de interferência do fígado sobre o pulmão pode ser explicado pelo ciclo dos elementos, como um mecanismo de contra dominância.
Odesdobramento desse processo ao nível do fígado e pulmão pode por sua vez interferir com toda a dinâmica energética do ciclo dos elementos, mas mais notadamente o envolvimento do baço (Mãe do pulmão e dominado do fígado). É conhecida a fisiologia do baço e sua ação sobre a formação das mucosidades corporais. Em outras palavras, podemos falar na formação da fleuma ou secreções ao nível dos pulmões.
A Asma...
tracking img