Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Profissional Gustave Eiffel

Doenças Profissionais

Professora Débora Mestre

Asma ocupacional

Trabalho realizado por :
Pedro Amado nº101558
Daniel Gonçalves nº106389
O que é AsmaOcupacional?

A asma ocupacional, também denominada de asma profissional, é uma doença respiratória que está relacionada directamente com a inalação de poeiras, fumos, vapores industriais ousubstâncias tóxicas no local de trabalho. E pode desenvolver-se tanto num trabalhador que já sofra de asma como num que não tenha a doença. O local exacto das vias aéreas ou dos pulmões onde a substânciainalada se irá depositar e o tipo de doença pulmonar que irá ocorrer dependerão do tamanho e do tipo das partículas inaladas. As partículas maiores podem ficar retidas nas narinas ou nas grandes viasaéreas, mas as menores atingem os pulmões. Quando atingem esses órgãos, algumas partículas dissolvem-se e podem mesmo passar para a corrente sanguínea.
Desta forma, sempre que um profissional de umadeterminada actividade desenvolva episódios de tosse, pieira e/ou dispneia na aparente sequência de uma exposição continuada a determinado agente ou ambiente presente no local de trabalho, deve serobservado por um médico.
O primeiro médico que em circunstâncias normais, deverá observar e estar mais próximo do trabalhador na sua prestação diária de actividade profissional, será o Especialista emMedicina do Trabalho, que deverá estar apto para o pronto reconhecimento deste tipo de sinais e sintomas e o seu eventual relacionamento com um determinado factor etiológico presente no local de trabalho.Causas

Há mais de 200 causas conhecidas de asma ocupacional, muita das quais ainda desconhecidas, mas algumas ocorrem em alguns tipos de trabalho bem comuns. Entre as causa conhecidas estão oisocianato (endurecedor das tintas usadas na pintura de carros), resinas de epóxi e farinha (asma do padeiro).
Uma lista das causas mais conhecidas da asma ocupacional aparece na página ao lado,...
tracking img