Ashdiushad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC - CAMPUS DE XANXERÊ





DACIENE PAULA BERTOL






AVALIAÇÃO DO NÍVEL MOTOR DE ALUNOS NA IDADE DE 8 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA (SC)
















Xanxerê
2011

DACIENE PAULA BERTOL











AVALIAÇÃO DO NÍVEL MOTOR DE ALUNOS NA IDADE DE 8 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA (SC)Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina como requisito parcial para a conclusão do componente curricular de Trabalho de Pesquisa I.






Orientador : Prof. Msc. Sérgio Ricardo Mendes dos Santos





Xanxerê
2011

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 03
1.1TEMA....................................................................................................................03
1.2 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 03
1.3 OBJETIVOS 04
1.3.1 Objetivo Geral 04
1.3.2 Objetivos Específicos 04
1.4 JUSTIFICATIVA 05
1.5 QUESTÕES DE PESQUISA 05
2 REVISÃO TEÓRICA 06
2.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR. 06
2.2 DEFININDO CRIANÇA 07
2.3 MOTRICIDADE HUMANA...................................................................................07
2.4 ELEMENTOS BÀSICOS DA MOTRICIDADE 08
2.4.1Motricidade Global...........................................................................................08

2.4.2 Motricidade Fina..............................................................................................08

2.4.3Equilíbrio..........................................................................................................09

3 METODOLOGIA 10
3.1 TIPO DE PESQUISA 10
3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 10
3.2.1 População 10
3.2.2 Amostra 10
3.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 11
3.4 COLETA DE DADOS 11
3.5 ANÁLISE DOS DADOS 12
4. CRONOGRAMA 13
5. ORÇAMENTO 14
REFERÊNCIAS 15
ANEXOS 16

1 INTRODUÇÃO


1.1 TEMA

Avaliação do nível Motor de crianças na idade de 8 anos no município dePonte Serrada-SC




1.2 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA



È importante destacar que desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e a estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificaçoes. As possibilidades motoras dacriança evoluem amplamente de acordo com sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas, completas e complexas. (ROSA NETO, 2004)
Está estruturado em quatro capítulos sendo que o primeiro aborda o desenvolvimento motor que é o processo sequencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. (HAYWOOD, GETCHELL, 2004). O segundo Concepção de Criança sendo elaum ser social e histórico, que faz parte de uma organização familiar inserida em uma  sociedade caracterizada por uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca (GALLAHUE, 2003). O terceiro a Motricidade Humana sendo esta a interação de diversas funções motoras, e de suam importância no desenvolvimento global da criança. (ROSA NETO, 2002).E Por fim abordando os elementos básicos da motricidade.
A pesquisa irá abranger crianças na idade de 8 (oito) anos das escolas: E. B. M. Antonio Paglia, E. E. B. Belermino Victor Dalla Vecchia, E. E. B Dom Vital e E. B. M Tancredo de Almeida Neves que vai tratar do Desenvolvimento Motor observando o estágio evolutivo do mesmo nesta faixa etária.
Desta forma, o professor responsávelpelas atividades, deverá realizar testes de Avaliação motora apresentando meios de avaliar essa evolução dos elementos básicos da motricidade na idade de 8 (oito) anos, permitindo identificar precocemente possíveis alterações.
Diante disto, o presente estudo pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual o nível de Desenvolvimento Motor de alunos na idade de 8 anos no município...
tracking img