Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA DE MAPAS EM SALA DE EJA

Práticas Escolares e não-escolares e Organizações Alternativas

Débora Aparecida Machi, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP – Campus de Rio Claro

O trabalho foi realizado na turma do Programa Permanente de Formação dos Funcionários da Unesp (PROPERF), proposto e financiado pela a Vice-Reitora. Estaturma é formada por oito funcionários da zeladoria e jardins, com idade que variam de 35 a 55 anos e é multisseriada, os educandos apresentam o grau de escolaridade desde a 5ª série do Fundamental até o Ensino Médio completo.
Buscamos nesta turma realizar um trabalho interdisciplinar, escolhendo temas a partir das dificuldades ou mesmo das falas apresentadas pelos educandos. Apesar de termosalunos de diferentes séries, não constitui dificuldade para o desenvolvimento das atividades de ensino, pois ocorre uma ajuda mútua e grande incentivo para aqueles que apresentam dificuldades.
A idéia para este trabalho surgiu quando trabalhávamos a Guerra no Iraque, ao observar que os educandos apresentavam dificuldades em localizar os países envolvidos (Iraque, EUA, Portugal, Inglaterra).Buscamos, primeiramente, propostas de atividades em livros para trabalhar em sala de aula, mas não encontramos nenhuma que se encaixasse em nossa realidade.
A maioria dos livros didáticos apresenta o uso de um mapa ilustrativo, não se importando em ensinar como lê-lo. Sabendo que o mapa possui uma linguagem complexa, e de sua importância para os indivíduos, trazemos uma proposta de atividadeque auxilie os educandos a decodificar os símbolos apresentados no mapa tornando possível a sua leitura.
Passini (1994) coloca o mapa como instrumento para o conhecimento do espaço, sendo o caminho para a autonomia política-financeira. É responsabilidade do professor desenvolver um leitor crítico do espaço que seja capaz de ler o espaço real e a sua representação, o mapa.
Almeida (2001)confirma ao mostrar a necessidade de que todo indivíduo saiba usar um mapa, já que este o faz pensar aspectos do território que não estejam registrados na memória.
O mapa possibilita visualizar a organização do espaço de forma ampla numa linguagem monossêmica, ou seja, uma linguagem de comunicação visual, sintética e rápida.
Os mapas murais, dos livros didáticos e dos atlas existentes naescola são classificados por Oliveira (1978) como mapas de adultos, ou seja, mapas com uma complexa linguagem que utilizam de signos complexos e abstratos que envolvem a compreensão de figuras proporcionais, projeções e escalas.
Para Passini (1994), ler mapas é decodificar os símbolos para entender sua linguagem e informar-se.
Não podemos esquecer que Almeida (2001) afirma que, aoensinar mapas, é necessário considerar que estes são produzidos sobre uma malha de coordenadas que garantem fazer uma localização precisa de qualquer ponto no planeta; resultam de uma redução da área representada com proporção; estão representadas três dimensões do espaço (altura, comprimento e largura) no plano através das relações matemáticas que dependem do tipo de projeção; e que sob o mapa-basefazemos mapas temáticos utilizando signos, que são as informações espaciais.
Este trabalho, portanto, tem por objetivo desenvolver atividades para o ensino de mapa através do entendimento de conceitos que explicam sua elaboração e representação.
As atividades foram organizadas em três etapas:
1ª etapa – Distribuímos uma folha para que os educandos escrevessem o que entendem por:globo terrestre, mapa, legenda, Equador, Greenwich, escala, hemisfério, continente, oceano, ilha, mar, fronteira e pólo. Estes conceitos foram escolhidos de modo que abrangessem a maioria dos símbolos apresentados no mapa; outros seriam retomados em outro momento.
2ª etapa - Trabalhamos, cada item, a partir do conhecimento já adquirido pelo educando levando-o a compreender o seu significado e o...
tracking img