Asfalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESIDUO DE PETROLEO

ASFALTO

RIO GRANDE, 02 DE MARÇO DE 2012

1 . Introdução
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímerosplásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
1.1 Caracterização do ambiente
Após a extração dos poços, o petróleo é transferido por oleodutos ou navios petroleiros até terminais marítimos. Desses portos, o produto é transportado, para as refinarias para a obtenção dos derivados.
Os derivados dopetróleo são obtidos em processos básicos de refinação: destilação
atmosférica e a vácuo. Tanto são originados produtos acabados quanto componentes que entrarão na transformação e acabamento de outros produtos.
Os produtos derivados do petróleo produzidos nas refinarias podem ser reunidos nos seguintes grupos:
. Combustíveis: gasolinas, gás natural e glp, óleo diesel, óleo combustível,querosene de aviação, bunker (combustíveis marítimos).
. Lubrificantes: óleos lubrificantes minerais, óleos lubrificantes graxos, óleos lubrificantes sintéticos, composição betuminosa.
. Insumos para a petroquímica: nafta, gasóleo.
. Especiais: solventes, parafinas, ASFALTO, coque verde de petróleo, alcatrão.

2. Asfalto
A palavra "asfalto" se originou do antigo acádico "asphaltu" ou "sphallo" quesignifica esparramar. Posteriormente, devido a sua utilização como material aglutinante, passou a significar firme, estável, seguro. De um passado distante até o presente, o asfalto tem sido usado como um cimento para colar, revestir e impermeabilizar. É na verdade um dos mais versáteis produtos da natureza. O asfalto é um dos mais antigos materiais da natureza, sendo usado desde os primórdios dacivilização. O asfalto pode ser natural (sigla AN) ou obtido da destilação do petróleo (sigla AP):
* Asfalto Natural (AN):o petróleo surge na superfície da terra e sofre uma espécie de destilação natural pela ação do vento e do sol, que retiram os gases e óleos leves, deixando um resíduo muito duro que é o asfalto natural. A ocorrência mais famosa de asfalto natural localiza-se na ilha deTrindade, no Caribe, ilustrado na Figura 1, e que até início do século XX abasteceu todo o mercado americano de ligantes asfálticos usados em pavimentação.
* Asfalto de Petróleo (AP): obtido como resíduo da destilação do petróleo, bem mais abundante e barato. Nas torres de destilação, a parcela mais pesada do petróleo produz nafta (derivados da gasolina), querosene e diesel.
|   |
Figura 1:asfalto natural da Ilha de Trindade (ref. 4) |   |
As funções exercidas pelo asfalto na pavimentação são: aglutinadora e impermeabilizadora. Como  aglutinante  proporciona  uma íntima  ligação entre agregados, capaz de  resistir a ação mecânica das cargas dos veículos. Como  impermeabilizante  proporciona vedação  eficaz  contra  a  penetração da água de chuva às camadas estruturais do pavimento.Também proporciona ao asfalto característica de flexibilidade. A baixa reatividade química à muito agentes não evita que esse material possa sofrer, no entanto, um processo de envelhecimento por oxidação lenta pelo contato com o ar e a água.
Podemos classificar o asfalto por sua penetração e por sua viscosidade como iremos ver nos ensaios mais adiante. Em serviços de pavimentação são empregadosos seguintes tipos de materiais betuminosos: cimentos asfálticos, asfaltos diluídos e emulsões asfálticas.
Composição Química
O asfalto tem composições químicas muito complexas e que dependem dos processos de fabricação, bem como da matéria prima utilizada. Simplistamente os asfaltos podem ser considerados como uma dispersão coloidal de partículas de asfaltenos em um meio oleoso denominados...
tracking img