ASEAN

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Associação de Nações do Sudeste Asiático, cuja sigla é ASEAN, é um bloco econômico que foi criado em 8 de agosto de 1967, através da Declaração de Bangkok. Esse bloco é compostoatualmente por doze países, nos quais dez são membros e dois são observadores, em processo de adesão ao grupo. Sua sede fica na capital da Indonésia, Jacarta. O objetivo principal é o desenvolvimentoeconômico, mas também apresenta propostas nos campos sociais e culturais.
O primeiro grande encontro envolvendo todos os países integrantes foi realizado em fevereiro de 1976. Nessa ocasião, ocorreu aassinatura do Tratado de Amizade e Cooperação, que definiu os seguintes princípios fundamentais da ASEAN:- Respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidadenacional de todas as nações;- O direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional livre da interferência externa;- Não interferência nos assuntos internos um do outro;- A renúncia à ameaçaou uso da força;- Cooperação efetiva entre si.
PAÍSES MEMBROS
Os dez países que constituem o bloco econômico ASEAN são:
- Tailândia- Filipinas- Malásia- Cingapura- Indonésia- Brunei- Vietnã -Mianmar- Laos- Camboja
PAÍSES OBSERVADORES
-Papua-Nova Guiné
-Timor-Leste
TIPO DE UNIÃO
O tipo de união do ASEAN é a Zona de Livre Comercio, que tem por finalidade reduzir ou até mesmo eliminar taxasalfandegárias, estimulando o comércio entre os países participantes. Esse tipo de União começou a ser implantada no ano de 1992, porém ainda está em processo de implantação. Os países membros dessebloco fizeram um acordo para reduzir as tarifas dos produtos não agrícolas. Eles tem como objetivo aumentar a competividade comercial na região, ampliando o comércio de mercadorias.
RELAÇÕESINTERNACIONAIS
O ASEAN tem relacionamentos privilegiados de cooperação política e econômica com Coréia do Sul, Japão e China (Bloco ASEAN+3), o comércio com esses três países atingiu 413,8 milhões de...
tracking img