asdsf

760 palavras 4 páginas
Os Dois Usos da Retórica
O conceito de retórica é conhecido: caracteriza-se pela arte de bem falar diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar: tudo depende da causa que se apoia e do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O carácter argumentativo está presente desde o início: justificamos uma tese com argumentos de forma a torná-los mais credíveis, mas o adversário faz exactamente o mesmo: neste caso, a retórica não se distingue em nada da argumentação. Para os antigos, a retórica englobava tanto a arte de bem falar – ou eloquência – como o estudo do discurso ou as técnicas de persuasão até mesmo de manipulação.
Podemos classificar a retórica em dois sentidos opostos: o bom e o mau uso da retórica.
Fala-se de bom uso da retórica, ou de retórica branca, quando se permite que os elementos do auditório ajuízem e se expressem de modo congruente e crítico. A este respeito fala-se de uso ético da retórica ou de persuasão. Relativamente ao mau uso da retórica ou retórica negra, este aplica-se quando a argumentação degenera numa forma de ludibriar o auditório, em função de abuso da retórica ou de manipulação.
Persuadir não é a mesma coisa que manipular. A grande diferença reside na intenção do orador. No caso da persuasão, o objectivo é apenas provocar a adesão, apelando a factores racionais e emocionais. O poder da persuasão é tão antigo como a humanidade. O sucesso da persuasão vai além da força dos seus argumentos, diz respeito também a personalidade credível e responsável do orador. O modo como os outros o encaram enquanto profissional e pessoa e o timing certo (hora H) e adequado são factores decisivos. Por exemplo, a altura em que se pede um aumento de salário é tão ou mais importante do que o modo como o faz.
O vestuário, a voz, a simpatia, a energia e o entusiasmo são também imprescindíveis e determinantes.
No caso da manipulação, existe uma intenção deliberada de desvalorizar os factores racionais,

Relacionados

  • ç,lçklç,
    3354 palavras | 14 páginas