Asdddddd

278 palavras 2 páginas
Relatório de Ciências Naturais
Introdução
A célula é a unidade básica da vida. Para além disto, na teoria celular constam os seguintes aspectos: * A célula é a unidade mais pequena dos seres vivos que realiza os processos vitais; * A célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo; * A célula é a unidade genética dos seres vivos, ou seja, cada célula resulta de outras pré-existentes.
Esta atividade tem como objetivo a observação de células eucarióticas – Células mais complexas e geralmente de maior dimensão que as procarióticas, têm o núcleo bem definido e organizado, pois existe uma membrana nuclear que envolve o material genético e possuem vários organitos celulares no citoplasma, envolvidos por membranas – animais e vegetais, neste caso do epitélio bocal e da cebola.
Observação microscópica das células do epitélio bocal
Material
* Microscópio; * Lâminas e lamelas; * Frasco conta-gotas com azul-de-metileno; * Agulha e palito.
Procedimento
1. Colocar uma gota de azul-de-metileno na lâmina; 2. Lavar a boca, bochechando com água da torneira; 3. Com um palito, retirar epitélio bocal esfregando; 4. Colocar o epitélio na lâmina; 5. Com a agulha, colocar a lamela por cima; 6. Observar ao microscópio; 7. Desenhar o que observamos; 8. Fazer a legenda.
Resultados

Conclusão
A célula animal é constituída pela membrana citoplasmática, pelo núcleo e pelos organitos celulares que estão situados no citoplasma. No entanto, com a ampliação que foi realizada a observação microscópica, não é possível identificar os organitos com muita nitidez, mas sabemos que alguns destes organitos são: * O complexo de Golgi; * As mitocôndrias; * O citoesqueleto; * As ribossomas, etc…
Cada um destes organitos celulares desempenha uma função diferente e tem a sua

Relacionados