As vantagens da empresa sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA

As Vantagens da Empresa Sustentável

1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Como uma empresa pode tornar-se sustentável e ainda gerar mais lucro?

2. HIPOTESE
O presente trabalho aborda a responsabilidade social focada no conceito do desenvolvimento sustentável. O objetivo proposto é analisar o posicionamento das empresas frente ao desenvolvimentosustentável, com ênfase na responsabilidade social, de maneira que essas empresas possam continuar a gerar lucros, mesmo tornando-se uma empresa sustentável.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Trata-se de uma pesquisa exclusivamente teórica, baseada em livros, revistas, artigos e matérias da internet publicada nos últimos dez anos que falam a respeito do tema, e sobre os respectivos sucessos em empresassustentáveis.

4. OBJETIVOS

O presente estudo tem como o objetivo analisar o posicionamento de empresas que transformaram suas instituições em empresas socialmente corretas, através da sustentabilidade, e aprenderam a lucrar com o marketing de empresa sustentável.

1. Objetivos Gerais

Relacionar os conceitos de empresa sustentável.

2.Objetivos Específicos

Verificar a aplicabilidade de empresa sustentável.
5. JUSTIFICATIVA

O presente estudo tem a importância de esclarecer como uma empresa sustentável pode se destacar no mercado por sua responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, através de ações corporativas atuantes em uma determinada região ou mesmo dentro de sua instituição.
Por ser umtema atual e grande relevância trará grandes benefícios à carreira profissional do aluno pesquisador, podendo atuar no mercado de trabalho dentro da área de responsabilidade social, que vem se desenvolvendo cada dia mais e exigindo profissionais cada vez mais qualificados.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

O desenvolvimento sustentável é um processo de transformação, em que a exploração dosrecursos, o destino dos investimentos, os rumos do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional devem considerar as necessidades das futuras gerações (CMMAD, 1991).
Sachs (1993) assegura que, para planejar o desenvolvimento, é necessário considerar simultaneamente cinco dimensões de sustentabilidade: a social, a econômica, a ecológica, a espacial e a cultural.
Schmidheiny (2002)adverte que não é possível haver desenvolvimento sem prejudicar a natureza. Todavia, o grande segredo está em saber administrá-la. Isto é, o gerenciamento das mudanças que ocorrem nas sociedades de hoje tem que ser mais eficiente que antes. É fundamental que se faça uma boa gestão do desenvolvimento, aliada a uma utilização responsável dos recursos naturais disponíveis. Portanto, em muitas situações odesenvolvimento econômico se beneficiará dessa boa gestão, em vez de ser impedido por ela.
Uma das grandes problemáticas da proposta do desenvolvimento sustentável deve-se à dificuldade de operacionalizá-lo. Segundo Guimarães (1997), a conclusão que se chega quando se examina o componente das mais de cem definições de desenvolvimento sustentável, é a necessidade de um mercado regulado, quevise ao longo prazo, pois o mercado só é eficiente para algumas variáveis. Exemplos como à biodiversidade e a camada de ozônio são difíceis de serem tratados com mecanismos de mercado.
A preocupação com a preservação do meio ambiente, e uma melhor condição socioeconômica para a sociedade, fez surgir o conceito de desenvolvimento sustentável, que é o processo de crescimento da economia, e umamelhor qualidade do meio ambiente e da sociedade para benefício das gerações presentes e futuras (PARENTE & FERREIRA, 2007).
Para Barszcz (2007) Uma vez que, as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável condicionam a sustentabilidade empresarial, passaram a ser pauta da gestão estratégica das empresas, norteando o desenvolvimento de objetivos, políticas e missões empresariais. Diante das...
tracking img