As Tr S Fases Do Capitalismo 1bim

294 palavras 2 páginas
AS TRÊS FASES DO
CAPITALISMO

A Origem do
Capitalismo
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da idade média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
O capitalismo não permaneceu estético, mas evoluiu e se transformou. Existem três fases, as quais veremos a seguir.

Primeira Fase: Capitalismo
Comercial ou Mercantil
Os centros urbanos passaram a ser o local de um novo grupo social que se formou com o desenvolvimento do comércio: os burgueses. As trocas comerciais passaram a gerar lucros. Esta era uma das principais características dentre as outras, como: uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

Segunda Fase: Capitalismo
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolidou o sistema
Industrial

capitalista no mundo. Ela modificou o sistema de produção, pois substituiu a mão-de-obra humana pelas máquinas. Desse modo, a margem de lucro cresceu, pois a produção acontecia com mais rapidez.
Porém, apesar do benefício da queda do preço das mercadorias, houveram muitos problemas enfrentados pelos trabalhadores, como por exemplo, o desemprego.

Terceira Fase: Capitalismo
Monopolista-Financeiro
Com o nascimento das empresas multinacionais, o sistema capitalista se reformulou novamente. Sendo marcado pelas vendas de ações nas bolsas de valores. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos.

Grupo:
Isabella Maturana
José Walter Ferro
Stephany Chaiben
Victória Féo
Turma 1102

Relacionados