As teorias demograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
  Em 2003, o planeta contava com cerca de 6,3 bilhões de habitantes. Do início dos anos 1970 até 2003, o crescimento da população mundial caiu de 2,1% para 1,2% ao ano, o número de mulheres queutilizam algum método anticoncepcional aumentou de 10% para 50% e o número médio de filhos por mulher (taxa de fecundidade) em países desenvolvidos caiu de 6 para 2,7.
          Ainda assim, esse ritmocontinua elevado e, caso se mantenha, a população do planeta será de 9 bilhões em 2050.
          Desde a antiguidade, o crescimento populacional é tema de reflexão para muitos estudiosos que sepreocupam com o equilíbrio entre a organização da sociedade, a dinâmica demográfica e a exploração dos recursos naturais.
          Na China, há mais de mil anos, textos apontavam as vantagens do que eraconsiderada a quantidade ideal de pessoas para manter um hipotético equilíbrio entre a disponibilidade de terras e a população local, indicando que o governo deveria incentivar as migrações de zonasmuito povoadas para outras com menor densidades de ocupação.  Na Grécia antiga, Platão e Aristóteles advertiram, como fez Malthus na Inglaterra muitos séculos depois, que não seria possível aumentar asáreas de cultivo na mesma velocidade do crescimento populacional, o que tenderia a aumentar os níveis de pobreza e a escassez de alimentos ao longo de sucessivas gerações.
          Somente a partirdo século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo, o crescimento populacional passou a ser estudado como um fato positivo, uma vez que, quanto mais pessoas houvesse, mais consumidores tambémhaveria.
          Nessa época, foi publicada a primeira teoria demográfica de grande repercussão, formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834). Ao final da Segunda Guerra Mundialsurgiu outra teoria demográfica importante, a “neomalthusiana”, e, em resposta à ela, representantes dos países subdesenvolvidos elaboraram a chamada “teoria reformista”, com conclusões inversas às...
tracking img