As tempestades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Atualmente as Mudanças climáticas atuais e seus impactos no Estado de Santa Catarina são devido às maiores temperaturas do ar no estado, assim como em nível global, concentram-se nas últimas décadas. O clima da região sul por estar quase que completamente abaixo do tropico de capricórnio e por ter grande parte de seu território acima de 300 metros, se difere bastante do clima dasoutras regiões do país. É a única região do país que pode sofrer com fenômenos quase que desconhecidos do Brasil, como neve, chuva congelada e geadas de congelamento (negra). As características são de clima subtropical com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Em uma classificação mais especifica, na região observa-se três tipos de clima: Cfb (invernos frios com verão ameno), Cfa (inverno friocom verão quente) e Cwa (temperaturas moderadas e verão quente). O estudo ainda salienta que "mudanças nos padrões de precipitação afetam a qualidade de água que pode ser captada pela superfície. Vários modelos climáticos sugerem que chuvas torrenciais (fortes e de curta duração) serão mais intensas. Isso provocará um aumento de inundações e escoamento, reduzindo as possibilidades de infiltraçãoda água no solo. Por outro lado, situações de secas intensas durante o verão podem agravar o estresse térmico que afeta o gado e animais do campo, provocar prejuízos às plantações e aumentar o número de incêndios florestais, além da maior pressão sobre os recursos hídricos. Portanto, as alterações climáticas verificadas criam conseqüências de enormes proporções a diversos setores econômicos esociais, como presenciado nos últimos anos em Santa Catarina.

1.1 Tema
O assunto abordado é o clima Brasileiro e a influencia do aquecimento global, que pode ser definido como o aumento da temperatura média da Terra. À medida que a temperatura da Terra se eleva catástrofes naturais, como furacões, secas e inundações, tornam-se mais freqüentes.

1.2 Delimitações do tema
O clima da região sul porestar quase que completamente abaixo do tropico de capricórnio e por ter grande parte de seu território acima de 300 metros, se difere bastante do clima das outras regiões do país.

1.3 Objetivo geral
Buscamos informar sobre o clima na região Sul do Brasil assim mostrando o porquê das enchentes, secas e catástrofes naturais.

1.4 Objetivos específicos
O aquecimento global é um dos temas queestá à frente de todos os acontecimentos sobre elevação das temperaturas, também assim estando ciente sobre o clima de sua região e sabendo de últimos índices pluviométricos.

1.5 Justificativa
O assunto abordado atenta-se a poder explicar principalmente as catástrofes naturais de sua cidade ou região, assim deixando o ser humano ciente e informado sobre sua responsabilidade.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Brasil também poderá se deparar com enchentes mais sérias, como aquelas que assolaram o país em 2004. O aumento dos níveis do mar poderia tornar áreas costeiras, como o centro comercial e turístico de Macaé, mais propensas a enchentes. Cientistas também começaram a analisar os potenciais impactos do aquecimento global na saúde públicabrasileira. O aumento das temperaturas pode expandir os habitats de insetos transmissores de doenças, como malária e dengue, para as regiões habitualmente mais frias do sul do país. Mais de 85.000 casos de dengue foram relatados no sudoeste do Brasil no início de 2007, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O clima predominante na região de Joinville, segundo a classificação de Köppen é do tipomesotérmico, úmido, sem estação seca, com temperatura anual média de 22ºC e verões quentes. esporadicamente no inverno. Devido à proximidade do mar, a umidade relativa do ar é de 80% em média.A precipaçaõ é bastante significativa e bem distribuída durante o ano. A precipitação normal anual para o período de 1911-1984 foi de 1521 mm. Não existe uma estação seca, sendo o verão geralmente a estação...
tracking img