As tecnolgias e recursos educacionais na prática pedagógica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADÉLIA CARLIN RIBEIRO DE ALMEIDA
DULCINÉIA KOSLOSKI
MARISA ALTHAUS
ENIR DE JESUS

AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA

XANXERÊ
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADÉLIA CARLIN RIBEIRO DE ALMEIDA
DULCINÉIA KOSLOSKI
MARISA ALTHAUS
ENIR DE JESUS

AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA
PEDAGÓGICAProdução de Aprendizagem apresentada a UTA Educação, Ciência e Tecnologia, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor: Eldrin Santini
Centro Associado: Xanxerê - SC

XANXERÊ
2009
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2 AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.......................................................................................................06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................11REFERÊNCIAS......................................................................................................13
APÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Diante do estudo das cinco disciplinas da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) de Educação, Ciências e Tecnologia, fez-se uma inter relação entre ciências, tecnologia e educação.
Entende-se que o ser humano usa o conhecimento e o senso comumpara compreender o mundo com o fim de viver melhor e, ainda, sobreviver, já que a evolução tecnológica interfere de forma marcante no cotidiano das pessoas e na educação, bem como a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e a interpretação das tecnologias e da comunicação no processo educativo, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e a prática pedagógica.
Sãotransformações necessárias à prática pedagógica e o papel do professor, como o planejamento e a avaliação educacional em projetos de inovações.
Reconhecemos que a Internet tem interferido com estruturas sociais, econômicas e educacionais, em diferentes vertentes.
A importância do profissional da educação deve estar atenta as novas formas de aprender, ao saber manipular as ferramentastecnológicas, que exigem um novo aprender, e a reestruturação na sua formação.
Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pela diversidade de recursos metodológicos e tecnológicos na pratica escolar brasileira, numa tentativa de contribuir teoricamente à formação dos futuros professores.
Por conseguinte, há necessidade de mostrar a importânciadesta temática e da participação dos professores e alunos na escola, de forma que o conhecimento aprendido gere maior compreensão, reflexão, integração e inserção no mundo.
A prática escolar tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade, como cidadão, desde o primeiro dia de sua escolaridade, a apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplam o uso dastecnologias sofisticadas, softwares, de comunicação e da informação, para que todos os alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las ou usufruí-las.
Faz-se mister valorizar os trabalhos dos docentes como produtores, articuladores, planejadores das práticas educativas, além de abordar novas tecnologias em especial a Internet na educação. Sabe-se que a tecnologiaavança em todas as dimensões da sociedade, interferindo na necessidade de modificações nas instituições de ensino.
Neste sentido, em meio a tantas inovações no uso de materiais didáticos, torna-se necessário agregar aos alunos a essa nova era, possibilitar o acesso aos recursos e técnicas no campo pedagógico, bem como na vida diária.
Diante de todo exposto, é de se concluir que em meio a...
tracking img