As qualidades de paulo como missionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIÇÃO 6 - QUALIDADES DE PAULO COMO MISSIONÁRIO
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Elaboração da Aula da Escola Dominical
Revista: Apóstolo Paulo
Prof. Diêgo Mendes – Classe Paulo

Texto Áureo: “E, servindo eles ao Senhor; e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2).

Verdade Aplicada: Quando um homem aceita a Cristoe Ele se torna de fato o seu Senhor, todos os dons, bens, talentos e vida são transferidos para o Reino de Deus.

Objetivos da Lição:

• Apresentar alguns fatos que demonstrem que Paulo foi um homem preparado por Deus para realizar a obra missionária.
• Relembrar como foi o chamado e alguns aspectos principais do seu desempenho missionário.
• Mostrar que as suas virtudes foram essenciais e,ainda hoje, o seu exemplo influencia.

Textos de Referência: 2 Tm 2.1-5

Introdução: Em lição anterior, foi visto que a carreira espiritual de um homem que chega atingir elevados patamares é construída com apoio de vários outros que depositaram nele a sua confiança. Serão estudadas aqui algumas das muitas qualidades que foram cumuladas com a ajuda desses obreiros, resultado de esforço próprioe de uma crescente comunhão com Cristo Jesus.

O texto de Atos 9 mostra o apoio que Paulo recebeu desde a sua conversão:

• Daqueles que com ele estavam no caminho de Damasco: “E Saulo levantou-se da terra, e abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco” (At 9.8).

• De Ananias: “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos disse: Irmão Saulo,o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (At 9.17).

• Dos discípulos de Damasco: “Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e, como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, tomando-o de noite os discípulos, o desceram, dentro de um cesto, pelo muro” (At9.24,25).

• De Barnabé: “Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus” (At 9.27).

• Dos discípulos em Jerusalém: “E falava ousadamente no nome de Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam mata-lo. Sabendo-o, porém, os irmãos, oacompanharam até Cesaréia e o enviaram a Tarso” (At 9.29).

Está lição mostra fatos que Paulo foi um homem preparado e escolhido de Deus, e seu desempenho espiritual e missionário, e que Deus ainda hoje trabalha da mesma forma usando nossas qualidades, nossos dons nos seus projetos.


1. Um vaso bem acabado – Paulo bem sabia da sua chamada para trabalhar entre os gentios, na verdade, ele herdouo zelo missionário dos fariseus e demais judeus que se esforçavam para trazer para o judaísmo os pagãos.

Em Mt 23.15, Jesus disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”.
Antes de sua conversão Saulo, perseguia os cristão com objetivos defariseus e escribas, que era a conversão ao judaísmo dos gentios ainda que muitas vezes isto era feito de forma distorcida. Paulo, então, herda este zelo missionário e o usa em favor agora do cristianismo.

1.1 Um obreiro preparado (At 13.1,2) – Quando o Espírito Santo falou ao coração da igreja e a liderança onde Barnabé e Paulo estavam, ordenou que eles fossem separados para a obra previamentedeterminada pelo conselho divino. Paulo já era um homem preparado por Deus para aquele momento, assim como Barnabé. Todavia, eles continuaram aprendendo no trabalho missionário, mesmo que já tivessem um conhecimento teórico com base na experiência dos fariseus proselitistas (fariseus convertidos ao judaísmo), algumas experiências anteriores, etc... Observe que ele já falava grego e latim, além do...
tracking img