As principais bolsas de valores do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A grande estrela entre as Bolsas de Valores mundiais funciona em Nova York, precisamente em Wall Street. A Bolsa norte-americana é a líder no mercado de ações. É ela quem dá a direção aos outros índices mundiais. Aos examinar os números da Bolsa dos EUA, as outras praças mundiais passam a ter tamanhos pouco relevantes.
Diariamente, a Bolsa de Nova York registra negócios de altos valores. Porseu tamanho, consegue oferecer aos participantes do mercado as opções mais modernas com os menores custos. Trata-se da vitrine mundial das empresas.
O segundo maior mercado acionário global, a praça londrina, não alcança nem metade dos expressivos números da nova-iorquina. Em anos recentes, o mercado acionário de Tóquio, no Japão chegou a ultrapassar a Bolsa de Londres, mas não se sustentou.
Écomum ver no noticiário que a queda ou a alta da Bolsa de Nova York puxou movimentação semelhante nos índices de todos os países do mundo. Como ela concentra os principais investidores, é de esperar que se algum deles, por exemplo, sofre perdas por lá, tenderá a vender suas participações em outros mercados para compensá-las. É muitíssimo raro escutar que alguma outra Bolsa detonou perdas ou ganhosna americana, pelo seu gigantismo.
Veja as características dos principais índices de ações pelo mundo:
ESTADOS UNIDOS
Dow Jones - Bolsa de Nova York
Criado em 1896, é o mais antigo índice de ações conhecido. Reúne as ações de 30 empresas, que representam as maiores indústrias e empresas líderes dos EUA.
Nasdaq - Surgiu em 1971. Mede o desempenho de todas as ações ordinárias americanas e nãoamericanas que são listadas na Nasdaq (bolsa eletrônica, que ganhou importância com o boom de empresas de internet no início da década).
S&P 500 - Desenvolvido pela agência de avaliação de risco Standard & Poor´s, mede a performance de mercado de ações americano. Acompanha 500 ações, que são a amostra mais representativa das principais indústrias e empresas do país. Este indicador nunca fecha.Funciona 24 horas por dia e serve como um sinalizador da tendência de abertura das bolsas americanas.
JAPÃO
Índice Nikkei - Nasceu em 1949 e comporta 225 empresas negociadas na Bolsa de Tóquio.

INGLATERRA
FTSE 100 Index. - Existe desde 1984. O termômetro da Bolsa londrina reúne as 100 principais empresas negociadas naquela praça.
ALEMANHA
DAX Index - O índice da Bolsa de Frankfurt é compostode 30 companhias e surgiu em 1987.
PARIS
CAC 40 - O indicador parisiense teve início em 1987 e acompanha as 40 principais empresas negociadas na Bolsa.
BRASIL
Ibovespa - compreende as 55 ações mais negociadas na Bolsa paulista. Nasceu em 1968.
Por dentro da Bolsa de Valores
A regra número 1 para entender melhor o mercado de ações é saber o que é uma Bolsa de Valores e para que ela serve.Pode-se dizer que a Bolsa é um ambiente onde ações de diferentes empresas são compradas e/ou vendidas. Quem concretiza as operações do mercado acionário são as Corretoras de Valores, que recebem ordens diretamente de seus clientes.
O que são Corretoras de Valores?
Corretoras de Valores são institui-ções autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).Somente as Corretoras estão habilitadas a executar operações de compra e venda de ações na BOVESPA.
As funções de uma Bolsa de Valores
Além de funcionar como um elo entre pessoas interessadas em investir em ações e empresas que precisam de recursos para crescer, a Bolsa é um centro de liquidez por oferecer às Corretoras de Valores um ambiente seguro, rápido e transparente de intermediação denegociações. A BOVESPA também assegura que os preços das ações formem-se pela livre interação de compradores e vendedores, e garante que os negócios sejam realizados de acordo com regras e normas estabelecidas pela própria Bolsa e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O que são Corretoras de Valores?
Corretoras de Valores são institui-ções autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela...
tracking img