AS ORIGENS DO CAPITAL INDUSTRIAL NIPO-BRASILEIRO

7278 palavras 30 páginas
AS ORIGENS DO CAPITAL INDUSTRIAL NIPO-BRASILEIRO
NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Adriano Amaro de SOUSA1
RESUMO: Neste artigo buscou-se detectar as origens do capital industrial nipo-brasileiro no município de Presidente Prudente, bem como apresentar a formação e desenvolvimento local das indústrias e dos industriais. Procurou-se, também, fazer um resgate histórico da industrialização prudentina via indústrias nipônicas locais. A história das indústrias nipo-brasileiras partiu de uma análise específica das indústrias de capital local. As empresas selecionadas para o estudo foram: Bebidas Astecas Ltda, Bebidas
Funada Ltda, Bebidas Wilson Indústria e Comércio Ltda e Sakura
Nakaya Alimentos Ltda. Buscou-se apresentar o histórico dessas quatros indústrias com objetivo de construir a trajetória do capital imigrante. Por fim, foi identificada a gênese do capital industrial nipo-prudentino como decorrência da metamorfose do capital agrícola e do capital comercial.
PALAVRAS-CHAVE: imigração japonesa; indústria nipoprudentina; industrialização de Presidente Prudente/SP; desenvolvimento industrial de Presidente Prudente/SP; origem do capital industrial.
INTRODUÇÃO
A gênese do capital tem seu ponto de partida na teoria econômica de Marx. Está assentada na mais-valia2 da seguinte forma: “o dinheiro converteu-se em capital, o capital em maisvalia e a mais-valia transformando-se em capital adicional” (MARX,
1964, p.11), fechando-se assim, o ciclo vicioso da acumulação do capital primitivo. A essência do capital primitivo está fundamentada na separação entre o produtor e os meios de produção. Em suma, a origem do capital industrial está fundamentada na exploração do trabalhador a outrem, sob a forma de salário. Todavia, “esta dolorosa, esta espantosa expropriação do povo trabalhador, eis as origens do capital, eis a gêneses do capital” (MARX, 1964, p. 117).
1 O autor é economista, graduado pelas Faculdades Integradas “Antônio
Eufrásio de

Relacionados

  • COMPANIA VALE DO RIO DOCE 2006
    308451 palavras | 1234 páginas