As leis da radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Leis da Radioatividade
Toda vez que fala-se em radioatividade vem a cabeça as usinas nucleares do Japão, acidentes nucleares, exames, tratamentos médicos, etc. Mas a radioatividade tem suas leisque faz com que esse fenômeno aconteça. Este trabalho realizado pelas educandas Aline Rafaella, Amanda, Janaíny, Maíra, Nataly; tem a função de explicar as duas Leis da radioatividade estudada pelofísico-químico inglês Frederick Soddy.


As Leis da Radioatividade

O físico-químico inglês Frederick Soddy (1877-1956) foi um pioneiro no estudo da radioatividade. Ele verificou que o decaimentoradioativo ocorre sempre de acordo com algumas leis básicas.
Dentre elas, a Primeira Lei da Radioatividade, conhecida como Primeira Lei de Soddy, ou simplesmente Lei de Soddy, refere-se aodecaimento radioativo pela emissão de uma partícula alfa.
Segundo essa lei, quando um átomo de um elemento emite uma partícula alfa – que é constituída de dois prótons e dois nêutrons (42α+2) – ele setransforma em outro elemento químico. Isso ocorre porque seu número atômico (Z = prótons no núcleo) diminui duas unidades e seu número de massa (A = prótons + nêutron) diminui quatro unidades.
A SegundaLei da Radioatividade ou Segunda Lei de Soddy é ainda conhecida por Lei de Fajans e Russel. Essa lei pode ser enunciada da seguinte forma: O átomo de um elemento radioativo que emite uma partícula betadá origem a um novo elemento com mesmo número de massa e número atômico com uma unidade a mais.
Por exemplo, o isótopo 14 do elemento carbono emite uma partícula beta, transformando-se nonitrogênio-14:
146C →0-1β+ 147N
Observe que o número de massa não sofreu nenhuma alteração, permaneceu sendo 14, mas o número atômico aumentou uma unidade, foi de 6 para 7.
Isso se dá porque a emissão de umapartícula beta (0-1β) ocorre quando um nêutron no núcleo do átomo se decompõe, dando origem a três novas partículas: um próton, um antineutrino e um elétrons.
10n → 0-1e + 11p + 00ρ...
tracking img