As Ideias de Durkheim, GIDDENS.Anthony

2003 palavras 9 páginas
Pontos Principais do livro: As Ideias de Durkheim, GIDDENS.Anthony.

Nasceu em Epinal, na Lorena, em 15 de abril de 1858.
Em meio à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e sucesso ensanguentado da Comuna de Paris.
Morreu em 15 de novembro de 1917.
Gerado em Berço de família ortodoxa, optou romper a tradição familiar.
Mesmo com uma personalidade moderada e metódica trazida pela educação recebida na infância, declarava-se agnóstico.
Ingressou na Ecole Normale Supérieure, aos dezoito anos de idade, onde lecionou Filosofia.
Durkheim mostrou três preocupações:

a) “O estabelecimento da sociologia numa base empírica. (...) tentando dar mais precisão à concepção do método sociológico que acreditava implícito nela, e demonstrar-lhe a aplicação na investigação empírica.” (pág.3).
b) “Uma segunda preocupação de Durkheim consistia em atacar a tarefa de importância do surgimento de um individualismo na sociedade moderna. (...) Ao ver tais grupos, o individualismo era uma patologia, uma expressão de decadência da estrutura cultural.” (pág. 3,4).
c) “Um terceiro tema, que preponderava em todo correr dos escritos de Durkheim, e a sua preocupação com as fontes e a natureza da autoridade moral. Em a Divisão do Trabalho o seu intuito era mostrar que a forma emergente da sociedade, baseada na “solidariedade orgânica”, ainda envolve necessariamente a moralização das relações sociais, mesmo que a nova ordem moral contraste radicalmente com a antiga.” (pág.4).

Suas Obras:

a) Divisão do Trabalho na Sociedade

Uma dissertação secundária, redigida em latim, sobre Montesquieu que seguia um plano geral de organização direcionada pelo doutorado francês.
“... uma das finalidades de Divisão do trabalho era precisamente esta: mostrar que a difusão dos ideais do individualismo não é sintoma de um estado patológico da sociedade, mas, ao contrario, a expressão “normal” e saudável das transformações sociais que estão engendrando uma nova forma de solidariedade social.

Relacionados