As empresas e o ecossistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Empresas e os Ecossistemas

Resumo Temático I Os desafios dos ecossistemas e as implicações para as empresas

World Business Council for Sustainable Development

Um resumo sobre o tema
Durante os últimos 50 anos a actividade humana alterou os ecossistemas de uma forma mais rápida e extensa do que alguma vez foi visto na história da humanidade. Esta é a conclusão principal do MillenniumEcosystem Assessment1 (MA), uma avaliação científica internacional sobre as condições e tendências dos ecossistemas terrestres, realizada em quatro anos.
“As empresas não podem funcionar se os ecossistemas e os serviços que estes fornecem - como a água, a biodiversidade, os alimentos, as fibras e a regulação climática - estiverem em degradação ou em desequilíbrio.”
Björn Stigson, Presidente,WBCSD

O MA classificou os serviços prestados pelos ecossistemas, ou seja, os benefícios que as pessoas e as empresas obtêm a partir destes, em quatro categorias: Aprovisionamento – tais como alimentos, água e fibras; Regulação – processos biofísicos que controlam os processos naturais; Cultural – bens de lazer, estéticos ou espirituais; Suporte – processos subjacentes, tais como a formação desolos, a fotossíntese e o ciclo de nutrientes. O MA avaliou 24 serviços prestados por ecossistemas e verificou que a maioria destes se encontravam degradados (ver balanço). O MA2 também identificou seis desafios interligados que são de particular preocupação para as empresas, na medida que estes afectam a integridade dos ecossistemas e a sua capacidade de fornecimento: Escassez de água Alteraçõesclimáticas Alterações no habitat Perda de biodiversidade e espécies invasoras Exploração excessiva dos oceanos Sobrecarga de nutrientes. Este Resumo Temático explora estes seis desafios, põe à discussão as suas implicações para as empresas e fornece exemplos de possíveis respostas empresariais. O business case As empresas e os serviços prestados pelos ecossistemas estão intimamente ligados. Asempresas não só afectam os ecossistemas, como também dependem deles. Por exemplo, a indústria farmacêutica beneficia dos recursos genéticos da Natureza; as agro-indústrias dependem da polinização natural, do controlo de pragas e da erosão; o turismo beneficia do património cultural e as seguradoras beneficiam da protecção a riscos naturais que alguns ecossistemas fornecem. Devido a estas inter-relações,as tendências destes seis desafios identificados pelo MA, colocam riscos significativos para as empresas (bem como para os seus fornecedores, clientes e investidores) tais como: Operacionais – pela crescente escassez e custo de matérias-primas como a água doce, cessação de actividades empresariais causada por desastres naturais e seguros mais elevados para catástrofes, como as cheias;Regulatórios – pela emergência de novas políticas governamentais, tais como a criação de impostos ou moratórias para as actividades extractivas; Reputação – pelos danos causados na reputação das empresas através dos media e campanhas de organizações não governamentais (ONG's), decisões de accionistas e alteração da preferência dos consumidores; Acesso ao capital – por restrições impostas, na medida que acomunidade financeira adopta políticas de investimento e empréstimo mais rigorosas.

“Reconhecer que a sua empresa está dependente dos ecossistemas que a rodeiam, é o ponto de partida para que sejam tomadas acções que foquem estes problemas. Sem esse reconhecimento, o problema não será resolvido.”
Edmund Blamey, Interface Europe

“As empresas não podem presumir que irão ser alertadas para asvariações da disponibilidade de bens essenciais, ou que as respostas dadas no passado às alterações tenham sucesso no futuro. Frequentemente, os ecossistemas transformam-se de forma abrupta e imprevisível.”
Ecosystems and Human Well-being: Opportunities and Challenges for Business and Industry, 2005

2

Ao mesmo tempo, estas tendências e desafios podem criar novas oportunidades empresariais,...
tracking img