As empresas brasileiras no atual mundo dos negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Tem sido amplamente alardeado e discutido o fato dos negócios no mundo inteiro estarem sofrendo uma intensa pressão por mudanças. Em tempos modernos, talvez não se tenha tido notícias de outro momento na história na qual os negócios tenham estado tão à mercê do tipo e natureza das mudanças, como o que se percebe na atualidade. O processo de inovação nas organizações, seus negóciose na sociedade, tem tido a contribuição singular da Tecnologia de Informação (TI).
A TI é a grande responsável pelas mudanças não somente nas organizações e sociedade, mas também no direcionamento e sofisticação do desenvolvimento da própria tecnologia. Daí ter ela um efeito catalisador de mudanças muito forte em todos os setores com os quais possui interface.
Outro fator potencializador doprocesso de mudança nos últimos anos tem sido a tecnologia utilizada nos meios de comunicação, transmissão de dados e logística. Tal tecnologia tem evoluído em soluções e aplicações de forma sem precedente, o que proporcionou o encurtamento das distâncias geográficas e imprimiu velocidade nos processos interativos entre pessoas e organizações. Dado ao massivo uso destas tecnologias, o mundo ficoupequeno.
Constroi-se, dia-a-dia padrões de comunicação e transações mercadológicas e financeiras comuns no planeta. As linguagens deixam de ser barreiras e códigos e leis locais são gradualmente substituídos por padrões comuns, que permitem ampliar as fronteiras comerciais, trabalhistas e de acesso a bens e produtos.
Estamos vivenciando, neste processo, os efeitos da globalização. O mundo deixade ser um planeta com singularidades étnicas e passa a ser uma aldeia global. Isto afeta o escopo de todos os negócios, sejam eles no âmbito privado ou publico, implicando a necessidade de reconcebê-los de forma mais apropriada para os novos paradigmas causados pelas modificações na vida e no trabalho do homem hodierno. Modificações nos negócios impactam a vida do consumidor. A própria sociedadecomo um todo é influenciada e se precisa readequar-se aos novos paradigmas destas mudanças.
Neste novo contexto, o homem deixa de ser o homem operacional da primeira fase da revolução industrial, e mesmo o homem funcional, da segunda fase da revolução industrial.
Hoje o homem passa a desempenhar um novo papel de homem: o homem inovador, responsável pelas soluções que respondem de forma maisrápida e eficaz às demandas do domínio da mudança.
O homem inovador, no entanto, é um homem intelectualmente preparado e com grande acesso à informação. Neste novo ambiente, o homem está submetido a uma enorme disponibilidade de informações que lhe oferece mais conhecimento e o torna mais capaz a exercer sua função de inovador.
De fato, este novo ambiente caracteriza a era do conhecimento. Assim ohomem adentra a era do conhecimento e da informação e seus efeitos são múltiplos em toda a cadeia produtiva e de relacionamento da sociedade. As capacidades individuais do homem são associadas ou disponibilizadas para as organizações, transformando-as em organizações mais competitivas, mais capazes de responder às mudanças às quais estão sujeitas. "E é por isso que a sociedade do conhecimentotambém é uma sociedade de organizações...” (Drucker 1997, p.44)

2 A IMPORTÂNCIA DO ATUAL MUNDO DOS NEGÓCIOS

Mudanças ocorridas na política econômica, principalmente no inicio dos anos 90, com o objetivo de desregularidade o mercado interno, tomando-o mais aberto e estimulando assim a competitividade das empresas brasileiras ao mercado internacional, trouxe ao cenário interno uma grandediversidade de influencias sobre as empresas nacionais.
Kotler (2001) enfatiza que a conjunção dos três fatores a saber, globalização, avanços tecnológicos e desregulamentação representam infinitas oportunidades, porem, agregam grandes desafios e riscos para as empresa inseridas neste contexto competitivo. Juntamente com a política de abertura do mercado, controle da inflação, estabilização da moeda...
tracking img