As defici ncias dos profissionais de sa de para conhecer e enfrentar os problemas de sa de do trabalhador s o de forma o t cnica insuficiente

1086 palavras 5 páginas
As deficiências dos profissionais de saúde para conhecer e enfrentar os problemas de saúde do trabalhador são de formação técnica insuficiente, ausência de políticas públicas específicas e a predominância do modelo empresarial de atendimento médico exclusivo fora da saúde pública(5).
A este panorama agrega-se a inexistência de informações epidemiológicas específicas, diluindo os dados sobre acidentes, doenças e atenção médica em múltiplas instituições com bases de dados não interligadas. Temática sob discussão
Com a contribuição dos painelistas, e com dados epidemiológicos disponíveis, pôde-se afirmar que na perspectiva atual, os trabalhadores desassistidos da década de 90 serão os idosos da década de 2020.
Já no período atual, a formulação das políticas públicas desfavorece o trabalho epidemiológico de localizar quais cuidados seriam prioritários.
A magnitude dos danos epidemiológicos de grupos de trabalhadores depende de sistemas de vigilância epidemiológica integrados, permeando tanto a assistência médico-sanitária pública quanto privada. O desconhecimento relativo a quem atende o quê pode ser superado com a integração local de dados e com o aumento da autonomia na gestão dos sistemas de saúde.
A transcendência dos problemas, seria um fator a ser necessariamente conhecido. Na saúde do trabalhador, o principal obstáculo para o conhecimento de problemas transcendentes seria a unificação das bases de dados que permitam localizar problemas que os exclua do trabalho ou que impossibilite a fruição plena de sua vida produtiva.
A vulnerabilidade dos problemas de saúde enfrentados por trabalhadores em enfermagem está vinculada ao manejo eficiente da tecnologia disponível. A epidemiologia assume aí papel destacado na avaliação da eficiência e efetividade dos métodos e técnicas empregados. A efetividade é especialmente importante por ser determinada pela realidade local, subordinada aos contextos social, cultural e político.
Os estudos epidemiológicos sobre efetividade

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas