As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Cruzadas
Ana Mendes 11.ºG


Introdução

Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome que os cristãos davam a Palestina) e à cidade de Jerusalém com o fim de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos deram-se entre os séculos XI e XIII, época em que aPalestina estava sob o controle dos turcos muçulmanos. No oriente médio as cruzadas foram chamadas de invasões francas, já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria dos cruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se auto-denominavam francos.
Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos CavaleirosTemplários foram criados durante as Cruzadas. O termo é também usado, por extensão, para descrever, de forma acrítica, qualquer guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral.
O termo cruzada não era conhecido no tempo histórico em que ocorreu. Na época eram usadas as expressões peregrinação e guerra santa. O termo Cruzada surgiu porque os seus participantes consideravam-se os soldadosde Cristo, distinguidos pela cruz vermelha nas suas roupas. As Cruzadas eram também uma peregrinação, uma forma de pagamento a alguma promessa, ou uma forma de pedir alguma graça, e era considerada uma penitência.
Por volta do ano 1000, aumentou muito a peregrinação de cristãos para Jerusalém, pois corria a crença de que o fim dos tempos estava próximo e, por isso, valeria a pena qualquer sacrifíciopara evitar o inferno. As Cruzadas contribuíram muito para o comércio com o Oriente.



Causas


A população da Europa Medieval possuía uma mentalidade profundamente religiosa. Vivia apegada a superstições e profecias que prenunciavam o fim do mundo. Acreditavam que os problemas que estavam a acontecer eram causados pela ocupação do túmulo de Cristo (o Santo Sepulcro na Terra Santa, ouJerusalém) pelos mulçumanos. Portanto, pensavam que a solução era acabar com o poder islâmico sobre a região. Além disso, a Igreja pregava aos fiéis que se lutassem contra a ocupação da Terra Santa estariam a agradar a Deus e a conquistar um lugar no paraíso. As Cruzadas representavam vantagens para a nobreza secundogênita, pios apenas os primogênitos tinham direito a herança sobre a terra e os bens dafamília. Assim, os movimentos das cruzadas davam a esses nobres a oportunidade de possuir terras, motivando-os a lutar contra os "infiéis". A explosão demográfica foi outro fator que fez com que ocorressem as expedições. A necessidade de obter terras para diminuir a pressão populacional na Europa foi decisiva para o início do movimento. Além disso, a Igreja queria diminuir a violência que era comumna Idade Média e estava presente em festas e banquetes com a intenção de divertir. Para isso, o clero decidiu redirecionar essa violência para causas mais "úteis". No caso, expulsar os mulçumanos de Jerusalém. Os europeus tinham interesse também nos produtos orientais: especiarias(pimenta, cravo, canela, etc), tecidos, jóias, etc.



Primeira cruzada

Foi chamada Cruzada dos Nobres ou dosCavaleiros. Ao pregar e prometer a salvação a todos os que morressem em combate contra os pagãos (muçulmanos) em 1095, o papa Urbano II estava a criar um novo ciclo. A ideia não era totalmente nova, já no século IX se tinha declarado que os guerreiros mortos em combate contra os muçulmanos na Sicília mereciam a salvação.
As várias versões que nos restam do seu apelo mostram que Urbano relatoutambém os infortúnios dos cristãos do oriente, e sublinhou que se até então os cavaleiros do ocidente habitualmente combatiam entre si perturbando a paz, poderiam agora lutar contra os verdadeiros inimigos da fé, colocando-se ao serviço de uma boa causa. O apelo foi feito a todos sem distinção, pobres ou ricos. E foi, de facto, o que aconteceu. Mas os ricos e pobres rapidamente formaram cruzadas...
tracking img