AS CIÊNCIAS HUMANAS NA RENOVAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ARQUITECTO

424 palavras 2 páginas
Universidade Lúrio
Faculdade de arquitectura e planeamento Físico
Geografia Urbana AS CIÊNCIAS HUMANAS NA RENOVAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ARQUITECTO
DEFINIÇÕES
Renovação: podemos definir renovação como sendo aumentar o prazo de útil de uma dada coisa. Também podemos definir de outra maneira:
- é o acto de renovar algo, tornar algo no seu estado inicial, deixa-lo como novo, reestabelecer algo que se tinha interrompido, substituir uma coisa velha por outra nova da mesma categoria ou natureza, substituir algo.
Renovar: transformar em novo ou fazer com que fique novo, melhor que a coisa actual ou antiga.
Ciências humanas: são conhecimentos criteriosamente organizados em áreas científicas e que tratam dos aspectos do ser humano como ser social. Exemplo: sociologia, antropologia, geografia, arqueologia e outras.
Contextualização
As ciências humanas têm um grande papel na formação de um arquitecto, pois a a Arquitectura é feita por um conjunto de disciplinas auxiliares e na sua maioria senão todas são ciências humanas, temos como exemplo a geografia urbana que ajuda a estudar a população (crescimento populacional) entre outras.
Em poucas palavras diria que a Arquitectura não é uma ciência sozinha, como outras ciências a arquitectura precisa de varias outras ciências auxiliares para que seja compreendida e para que tenha um resultado final abrangente.
Segundo a história da Arquitectura e do Urbanismo antigamente a eram feitas sem com poucos elementos viáveis à população pois, a Arquitectura não era auxiliar ao Urbanismo e vice-versa, e estas mesmas não tinham outras ciências humanas como auxiliares daí que a havia ineficiência nos projectos, mas, alguns deles até hoje servem a realidade em que vivemos.
A arquitectura tem de obedecer os seguintes princípios de Vitruvius: Firmitas (Firmeza), Utilitas (Utilidade ou Funcionalidade) e Venustres (Beleza). Antigamente, a arquitectura era mais a forma e beleza (Venustres) pois antigamente a maior preocupação da Arquitectura tornou-se

Relacionados

  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas
  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas