As cidadanias fundamentais como eixo da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Cidadanias fundamentais como eixo para a educação
1 Introdução
A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão possa exercer seu papel na construção da democracia social. Necessitamos, todos nós, ter consciência do que realmente significa no exercício a cidadania.Cidadania é a coragem de compartilhar dos esforços em instituir uma sociedade livre, justa e solidária como trata a Constituição Federal.
Levantando questões sobre cidadania, coloca-se um ponto importante. Para ser cidadão, no sentido literal da palavra, devemos ter ética e viver em uma democracia. E onde aprendemos, na prática, estes conceitos? Na escola, onde a cada dia somoscolocados a prova, no convívio com outros seres, tão iguais a nós, mas completamente diferentes em suas individualidades. E para ser cidadão ético e democrata, devemos saber viver em harmonia com os demais. Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudesdas outras pessoas também nos afetam.
As instituições, como as escolas, e os atores sociais precisam estar comprometidos com a formação cidadã. A formação cidadã deveria ser uma das preocupações primordiais da escola. Para isso, a escola deve propiciar um ensino de qualidade, buscando a formação de cidadãos livres, conscientes, democráticos e participativos. A escola não podepreparar para a democracia a não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia no meio do autoritarismo. É preciso que o ambiente escolar tenha um caráter democrático e participativo, que reconheça e respeite os interesses e perspectivas particulares.
É isto que se espera da cidadania moderna, um cidadão sempre alerta e bem informado, critico, criativo,capaz de avaliar suas condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas participar decisivamente da sociedade e da economia.

2 Histórico do autor
Francesc Imbernón é professor na área de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona.
Foi diretor da Escola de Formação de Professores daUniversidade de Barcelona e de 1996 a 1998, foi diretor do Departamento de Didática e Educação da Universidade. Mestre, Bacharel e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação, sempre se preocupou com a teoria e prática educacional em diversas áreas e níveis. Esta preocupação tem o levado não só a executar tarefas na formação inicial, mas também na formação de professores de todos os níveis educacionais doprimário à universidade, e treinamento de profissionais em vários setores. Recebeu vários prêmios e publicou vários livros sobre alternativas pedagógicas.
Publicou também livros na Argentina e no Brasil, bem como capítulos em livros de vários autores. Já participou de vários cursos de formação de formadores, instituições de formação e consultores, formando, nos últimos anos, todosos acessores de formação de todas autonomias Estado espanhol e de alguns países latino-americanos. É membro de diversos conselhos editoriais e publicou inúmeros artigos das revistas "YESO" (da qual encontra-se diretor desde 1977), "Cuadernos de Pedagogía", "Aula de innovación", "Investigación en la escuela", "Revista de Educación ", " Conceptos " e outras revistas educativas em âmbito nacional einternacional. No campo da pesquisa esteve diretor de diversas pesquisas nacionais e internacionais, atua como diretor do grupo de pesquisa de qualidade reconhecida (FODIP) da Universidade de Barcelona sobre formação de professores, bem como professor visitante e de mestres e doutores em quatro países da Comunidade Européia e vários países da América Latina (Bolívia, México, Argentina, El...
tracking img