AS CFGFSASDA

533 palavras 3 páginas
Falamos bastante aqui no blog sobre as melhores práticas em gerenciamento de projetos, oferecemos dicas e orientamos diversas maneiras de extrair o melhor desempenho de sua equipe para, assim, levar os melhores resultados a seus clientes.

No entanto, é comum me perguntarem o que é a gestão de projetos e para que ela serve. É fato que virou moda no Brasil falar em gestão de projetos, gerenciamento de projetos, administração de projetos e outros termos afins. Mas poucos sabem do que se trata, efetivamente.

Então vamos partir do básico: o que é e para que serve.

Vamos lá! O que entendemos por projeto? O bom e velho dicionário traz as seguintes definições:

1) Plano, intento, desígnio
2) Empresa, empreendimento
3) Redação provisória de lei
4) Arquitetura: plano geral de edificação

Esclareceu? É, entendo, não muito, né? É um termo bastante amplo e pode ser aplicado em várias situações. Mas no nosso caso, em ambientes corporativos, existe uma definição bem específica.

A “Bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

Ah, agora sim! Encontramos o fio da meada. Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim. Por sua vez, a operação é algo contínuo.

Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realizar uma viagem e por aí vai.

As características do projeto são:

● tem prazo definido de começo e fim, é temporário;
● deve ser planejado, executado e controlado;
● entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
● é desenvolvido por etapas e tem

Relacionados