As celulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Musical
PAUTA OU PENTAGRAMA
        É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar linhas acima e abaixo da pauta, formando linhas e espaços suplementares superiores (acima da pauta) e inferiores (abaixo).
CLAVE
        É um sinal colocado no início da pauta eserve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol é escrita na segunda linha. Então, sempre que no início da pauta estiver a clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha se chamará sol. Para conhecer as outras notas, basta seguir a escala ascendente (sol, lá, si, dó etc.) ou descendente (sol, fá, mi, ré etc.). As outras claves são as de fá (escrita naterceira e quarta linhas) e a de dó (na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas).
[pic]

NOTAS
        É a representação gráfica dos sons. As notas são dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Quando executamos tais notas sucessivamente, formamos uma escala, que pode ser ascendente (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) ou descendente (dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó).
[pic]


VALORES
        Já viram que as notasrepresentam graficamente o som; que tais notas são escritas na pauta; e que o nome dessa nota depende da clave colocada no início da pauta. Agora: quanto tempo vai durar essa nota?
        Para que pudéssemos saber as durações de tempo de cada nota foram criados vários desenhos (figuras). Assim, se a nota dó vem representada por certa figura, deverá durar certo tempo. Veja quais são as figuras de som(verde), com suas respectivas pausas (vermelho):
[pic][pic]semibreve; [pic][pic]mínima; [pic][pic]semínima; [pic][pic]colcheia;
[pic][pic]semicolcheia; [pic][pic]fusa; [pic][pic]semifusa
FIGURAS
Observe que a figura é composta por cabeça, haste e colchete
 
        Existem figuras de som (dizem quanto tempo dura a nota) e figuras de pausa (mostram quanto tempo dura o silêncio). Para cada figurade som existe uma figura de pausa (silêncio) correspondente. Mas afinal, quanto tempo valem a mínima, semínima, a colcheia etc. e suas respectivas pausas? A resposta é: depende. As figuras de som e silêncio não têm tempo fixo. Existe uma relação. Ou seja, uma semibreve vale duas mínimas; uma mínima vale duas semínimas. E assim por diante. Veja a relação abaixo, que também se aplica às figuras desilêncio (pausas).
1[pic] = 2[pic]; 4[pic]; 8[pic]; 16[pic]; 32[pic]; 64[pic] ||  1[pic] = 2[pic]; 4[pic]; 8[pic]; 16[pic]; 32[pic]
1[pic] = 2[pic]; 4[pic]; 8[pic]; 16[pic]         ||         1[pic] = 2[pic]; 4[pic]; 8[pic]
1[pic] = 2[pic]; 4[pic]           |||           1[pic] = 2[pic]
        A semibreve é a figura que compreende todas as outras. Ela é tomada como unidade na divisãoproporcional dos valores.
LIGADURA
        A teoria musical geralmente só se refere à ligação de sons da mesma entonação. Quando ligamos sons iguais, estamos apenas somando seus tempos, ou seja, só o primeiro som é emitido, os demais são apenas um prolongamento do primeiro. A duração será a das respectivas figuras ligadas.
        Especificamente em relação á guitarra, além de representar a soma dostempos de notas da mesma entonação, a ligadura pode indicar uma forma de execução das notas, quando ligamos notas de entonação diferente, mas todos os casos têm uma semelhança: apenas a primeira nota é atacada diretamente. Com os estudos práticos certamente entenderá melhor. Por enquanto saiba que existem duas coisas distintas: 1 - ligação de notas da mesma entonação (somam-se os tempos); 2 -ligação de notas de entonação diferente, indicando a forma de execução das notas. Observe a partitura abaixo, os 4 primeiros ligados são ascendentes (faz-se batendo a segunda nota) e os 4 últimos são descendentes (faz-se puxando a primeira nota para que se ouça a segunda). Como pode ver, todos esses ligados são de notas de entonação diferente.
[pic]
PONTO DE AUMENTO
        É um ponto colocado à...
tracking img