As bases fisicas do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bases Físicas do Brasil.
Podemos entender como base física as ocorrência naturais que se manifestam no território do Brasil. No caso da Geografia, principalmente o relevo, a hidrografia, a vegetação e o clima.
O ser humano atuando no meio natural retira matéria-prima ou usa-o de forma a satisfazer basicamente todas suas necessidades. Não podemos desvincular de forma plena o ser humano do meionatural onde ele vive, nossa intenção aqui e fazer uma apresentação suscinta das características físicas presentes no Brasil, com o objetivo de entender em qual substrato o povo brasileiro e suas instituições atuam.
Segue-se abaixo algumas informação sobre as bases físicas que constituem o Brasil.
Formações vegetais.
As formações vegetais ocupam quase toda superfície do planeta e se desenvolvemnaturalmente devido às influências principalmente de clima, solo, umidade, calor, etc. Essas formações vegetais podem receber várias denominações dependendo de quem (ou da ciência) que os estudam. Dentre as denominações temos:

MAPA

Biomas: grandes tipos de ecossistemas da biosfera, que se diferenciam por um tipo de vegetação que o caracteriza. (SILVA JÚNIOR, César; SANSSON, Sezar.2005.p.407);
Domínio morfoclimático: conjunto espacial de grandes dimensões que se caracteriza por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solos, condições climática, hidrologia e as formas de vegetação. (MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina, 2005.p.106).
Nesse trabalho trataremos as formações vegetais do Brasil como biomas. Especificando que um bioma pode conter vários tipos devegetação, sendo que esse conjunto de vegetações visualmente se apresenta como uma extensão semelhante.
Biomas Litorâneos: compostos principalmente por mangues que ocorrem em boa parte do litoral brasileiro, são importantes zonas de reprodução de vida animal marinha.
Caatinga: ocorre no sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos ecactos. Boa parte dessa vegetação é xerófita, adaptada ao clima semi-árido.
Campos: sua área de maior ocorrência é o Rio Grande do Sul, mas também está presente em algumas áreas da região norte (Amazonas, Pará e Roraima). Caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
Cerrado: Presente em boa parte do Brasil central é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso doSul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas.
Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical do mundo e possui a rica biodiversidade. Ocorre na região norte e centro-oeste (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadasbem próximas umas das outras.
Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, um bioma com característica de clima subtropical.
Mata Atlântica: é o bioma mais devastado do Brasil, no passado ocupou boa parte da região litorânea brasileira. Por se localizar em região degrande ocupação antrópica (do homem) foi muito desmatada, hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais.
Mata de Cocais: ocorre na região meio-norte do nordeste, presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. É uma área de transição entre a Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença depalmeiras com folhas grandes e finas.
Pantanal: Ocorre nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. É a maior planície de inundação do planeta. Considerada, também uma zona de transição ali estão presentes gramíneas, arbustos e palmeiras, com vegetações que possuem características dos demais biomas do Brasil.
Bacias hidrográficas.
Conceito.
Uma área onde um rio principal e seus...
tracking img