As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaço para a construção de diálogos intercuturais e compreensão do contexto escolar.

2132 palavras 9 páginas
AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCUTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.
HISTORICIDADE

1. INTRODUÇÃO

Cada escola tem a sua história, suas preocupações que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças que os diferenciam uns dos outros e que ao mesmo tempo enriquecem a bagagem cultural da escola.
A análise aqui realizada tem por objetivo principal destacar a importância da ligação existente entre as disciplinas de estudo em especial as de História, Geografia e Artes articulando o saber do docente com a formação continuada, num exercício reflexivo sobre a ação pedagógica criativa, dinâmica e humana, pautada na Arte e no caráter lúdico do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo elementos para o entendimento das relações sociais, no universo escolar, onde existe uma pluralidade cultural, que precisa ser mais explorado para a formação do integral do homem.
Dentro deste contexto pode-se afirmar que um dos desafios da escola é encarar a diversidade cultural como meio de transformar a escola e a sala de aula num ambiente de “aprendizagem significativa”, onde o educando é agente de seu próprio conhecimento, e sua diferenças são levadas em conta dentro da comunidade escolar em que está inserido. A metodologia utilizada para realização deste trabalho acadêmico foi à leitura sistemática das literaturas indicadas, bem como pesquisas e outras bibliografias que estão diretamente ligadas ao tema proposto dentro da disciplina de Historicidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Independente do contexto em que está inserida, a escola é, por denominação, um local de aprendizagem que deverá proporcionar aos educandos uma oportunidade exclusiva de conhecer e vivenciar a cultura dos demais. Uma das principais alavancas que torna o ensino uma experiência repleta de sucessos é a integração entre os

Relacionados

  • ava1
    70971 palavras | 284 páginas