AS 4ONDAS

332 palavras 2 páginas
1ª ONDA: caracteriza-se como uma sociedade agrária com economia de subsistência e produção artesanal. O uso da força física e destreza manual como base do artesanato.
A igreja e o exercito são as organizações influentes da época. Marca pela burocracia, sendo ela dividida em três fases: tradicional, baseada nos costumes e tradições da cultura, carismática: baseada pelas características pessoais do individuo e a burocracia racional que são as regras e normas aceitas pelos membros de uma comunidade ou grupo.
2ª ONDA: tida como a onda industrial, teve como marco a revolução industrial. Dividida em duas etapas, a primeira tem como principais características a mecanização da indústria e agricultura. Neste período temos duas grandes correntes, a administração cientifica de Taylor que da ênfase as tarefas e se preocupava em aumentar a eficiência no nível operacional através da analise e divisão de trabalho. E a teoria de Fayol, que a ênfase era dada na estrutura. Sua preocupação era aumentar a eficiência através da disposição dos departamentos da organização e de suas inter-relações.
3ª ONDA: a onda do conhecimento fez com que a sociedade urbana desse lugar à sociedade do conhecimento tendo como base determinante as informações, e conhecimento. Surgem novas teorias de administração, as abordagens humanista que nada mais é ênfase nas pessoas contradizendo a clássica; a neoclássica, sendo ela devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos e tamanho das organizações; a estruturalista que faz a ponte entre a clássica e a humanista, fazendo ligação entre conceitos formais e informais; comportamental dada pelo comportamento humano nas organizações utilizando a psicologia e sociologia; sistêmica requerendo a análise total da organização; contingencial são as características ambientais das organizacionais.
4ª ONDA: é a sociedade atual na qual o que é novidade hoje amanha já é passado.

Relacionados