As 10 classes graticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EGITO
O antigo Egito localizava-se no nordeste da África, as margens férteis do rio Nilo, em uma região cercada por desertos. Naquela época a maioria da população trabalhava na criação de animais ena agricultura, às margens do rio Nilo. A concentração da atividade agrícola naquela área devia-se não somente a necessidade de água , mas também às características específicas daquele rio. Uma vezpor ano o Nilo transbordava e inundava os terrenos a seu redor. Quando as águas baixavam, deixavam sobre o solo uma camada de lama escura rica em nutrientes. Isso tornava a terra bastante fértil,facilitando o crescimento das plantas. O próprio nome Egito, pelo qual ficou conhecida a região em torno do Nilo, significa “terra preta” ou “terra fértil”.
A base econômica era a agricultura de regadio,ou seja, a agricultura era a partir de um complexo sistema de irrigação e drenagem completos por caixas de barragem. Praticavam o pastoreio (criação de animais) e pesca.
Os agricultores e pastoresconstruíam suas casa próximas umas das outras, provavelmente para facilitar a realização de suas atividades econômicas, bem como para se defender de possíveis inimigos.
De início as aldeias abrigavamapenas grupos familiares e produziam apenas para o próprio consumo. Entretanto , a ocorrência de grandes colheitas resultou na geração de excedentes.
Com a produção de excedentes desenvolve-se oartesanato e o comércio.
Este excedente podia ser guardado para o consumo nas épocas de cheia do Nilo, quando não se podia plantar. Também possibilitou que alguns habitantes da aldeia ficassemliberados do trabalho na agricultura e pudessem se dedicar a confecção de objetos de trabalho e utensílios domésticos.
A produção de excedentes também possibilitou a ampliação de troca de produtos entreoutras aldeias o que fez com que surgisse o comércio.
A sociedade estamental é uma sociedade em que a posição de cada pessoa é definida no nascimento e não tem mobilidade
-Altos funcionários:...
tracking img