Artropodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O nome artrópodes significa pés articulados (podos = pés ; arthro = articulação .É o filo que apresenta o maior numero de indivíduos do reino animal , possuindo hoje mais 1500 espécies já descritas .Possui simetria bilateral , com esqueleto externo (exoesqueleto) formado pelo tegumento .Este , por sua vez , compreende a epiderme ea cutícula .O tegumento, sendo a camada externa dos artrópodes ,possui as funções de proteção , sustentação e impede a perde de água .

A cutícula e secretada pela epiderme que , quando recente , e flexível , mole entretanto ,passado alguém tempo após a secreção ,torna-se esclerodisada ,principalmente pelo enrijecimento da quitina , que é a porção mais externada cutícula . Em algumas articulações , a cutícula permanece flexível ,não apresentando quitina (não e esclerotisada ) mais sim a resilina que é elástica .A existência de equitina rígida (exoesqueleto ) impende o crescimento continuo dos artrópodes ;esse crescimento e feito através de mudas ou ecdises ,. Que são reguladas por hormônios e outro processoendócrinos .

Os apêndices locomotores o alimentares são articulados e dispostos aos pares .O corpo e dividido em duas porções (cefalotórax e abdome, cabeça e tronco ) ou três (cabeça, tórax e abdome ) .Internamente apresenta uma cavidade geral (hemocele) cheia de liquido (hemolinfa ) ,e os órgãos respiratórios , circulatórios ,nervos, digestivo, excretor ereprodutor .

A superfície do corpo dos artrópodes é formada pela união de varias placas ou escleritos , unidos por suturas ou sulcos .Apresentam numerosas cedas , acúleos , tubérculo e esporões , importante na sistemática e com funções variadas proteção , secreção , excreção etc .A união dos escleritos forma anéis ou metâmeros que possuemas seguintes denominações dois escleritos dorsais , chamados tergitos , compõem o tergo ou noto ; dois escleritos ventrais , chamados esternitos,compõem o esterno ou ventre : dois escleritos laterais , chamados pleuritos , compõem a pleura .
1. Os artrópodes

Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, opodem, que significa pés patas. O artrópode tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, formada por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio.

Ao crescer, o artrópode abandona o esqueleto velho, pequeno, e fabrica outro, maior. Esse fenômeno é chamado mudo. Ela ocorre várias vezes para que o animal possa atingir otamanho adulto.

Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos doquadril.

Pertencem ao filo Artrópode: borboletas, moscas, aranhas, caranguejos, escorpiões, centopéias, libélulas, besouros, tatu-bola e milhares de outros animais, distribuídos pelas 5 subdivisões existentes.

2. Características Gerais .

Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax eabdome. Em alguns deles pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome.
Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. É o que se chama de "casca" na lagosta, no siri, no camarão, na barata, etc.
O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto "velho" e limitante é trocado por um...
tracking img