Artista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Ana Helena Bomfim desenvolve atividades artísticas em teatro e poesia desde os anos de 1980, mas foi na última década que ela se debruçou com mais dedicação à produção de fanzines literários,cujo formato ela considera como “uma forma de divulgar o trabalho de muitos autores, que ficam engavetados por falta de condição de serem publicados e acabam se perdendo”. 

A poetisa realizapalestras e oficinas em escolas públicas da região, para divulgar a técnica que ela considera “muito rica e, ao mesmo tempo, barata e de fácil acessibilidade”. Ana Helena é autora de fanzines de poesia, comoo “Fio do Rio” e o “Santa do Porto Centenário”, sobre os 100 anos de emancipação de Santa Maria da Vitória, e organiza títulos coletivos, como o “São Félix: Feliz Cidade”, coletânea de poemas dealunos e poetas convidados em comemoração ao 21º aniversário da cidade.

De tradicionalmente fotocopiados, os fanzines passaram a ser escaneados, para se preservar o design das publicações, impressos emgráfica e vendidos a preços simbólicos, sendo a receita reinvestida na produção de mais tiragens.

Ana Helena foi contemplada pela 1ª Chamada do Calendário das Artes 2012, edital da FUNCEB, pararealizar o projeto “Livro Q Fiz-Zine Poesia”, que prevê a realização de oficinas de produção de fanzines de poemas nos municípios de São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória e Jaborandi, atingindo umpúblico de 16 pessoas por cidade, entre 10 e 29 anos de idade, com posterior publicação do produto final.

Sobre a premiação, Ana Helena considera “uma injeção de ânimo”: “Foi um apoio para a gentecontinuar produzindo mais, uma oportunidade de ter um recurso para aplicar na construção de uma coisa na qual a gente acredita e de oportunizar que outras pessoas façam seus trabalhos. Não é umaconquista só minha, mas de um grupo”, explica a poetisa, que reuniu em casa artistas da região em uma oficina de projetos, por ocasião da inscrição no Calendário das Artes. 

Chico Mallero, esposo e...
tracking img