ArtigoSBC

2854 palavras 12 páginas
Relações Temporais para Indexação e Busca de Texto na WEB: Estudo de Caso para um Ambiente Acadêmico (alocaLISA)
Instituto de Informática – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brasil

Abstract This paper offers an overview of an extension of the alocaLISA environment (Academic Literature Organized with Computer Assistance) with the goal of retrieving valid temporal texts. The alocaLISA environment uses three important ranking techniques described in literature to provide a better classification of academic papers / texts. The extension based on Allen’s temporal model will help authors find relevant documents considering temporal aspects.
Resumo Este artigo propõe a extensão do ambiente alocaLISA (Ambiente de Localização e de Organização de Conteúdo Acadêmico) visando a busca de texto e sua validade temporal. O ambiente utiliza três importantes técnicas de ranking descritos na literatura para fornecer uma melhor classificação dos documentos / textos. A extensão baseia-se no modelo temporal de Allen e permitirá realizar consultas de textos levando em consideração operações sobre intervalos de tempo.
1. Introdução
Dada a característica pervasiva da Web, ela se tornou um ambiente favorável para a divulgação de textos. Porém, são poucos os sistemas de recuperação de informação que levam em consideração o aspecto temporal da validade do texto. O objetivo deste trabalho é propor uma extensão do ambiente alocaLISA (Ambiente de Localização e de Organização de Conteúdo Acadêmico) cujo protótipo foi implementado na linguagem PHP para permitir a busca de textos levando em conta a validade temporal dos mesmos.
A apresentação deste trabalho é organizada em 7 seções. A seção 2 apresenta o modelo temporal baseado em intervalos proposto por Allen. Na seqüência a seção 3 descreve sobre recuperação da informação na Web. Na seção 4, é apresentado o Ambiente de Busca alocaLISA, enquanto que na seção 5,

Relacionados