Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

O LEGADO DE SAUSSURE

EDINANDO ARAUJO DA SILVA

LINGUÍSTICA

RESENHA LINGUÍTICA: PROF: VLADEMIR YRIGOYEN CURSO LETRAS

SÃO PAULO 2013 – FMU
1

EDINANDO ARAUJO DA SILVA

O LEGADO SE SAUSSURE

Resenha apresentada à disciplina Linguística do curso de Letras das Faculdades das Metropolitanas Unidas Orientador Professor: Vlademir Yrigoyen.

SãoPaulo 2013

2

RESENHA

O legado de Saussure

SÁ, E. J. . O Legado de Saussure. Conhecimento Prático Língua Portuguesa, n°40, Escala Educacional, São Paulo, P.34-45, Fev.2013.

Edmilson José de Sá possui graduação em Letras e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do Centro de Estudos Supletivos Cícero Franklin Cordeiro e professortitularem - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. É autor do livro Inglês de tudo um pouco. 1ª. Ed. São Paulo: Textonovo, 2004. V. Único. P.149 e Autor do texto A Cara do Brasil. Conhecimento Prático - Língua Portuguesa, Editora Escala Educacional (SP), p. 10 - 13, 10 jul. 2010.

O artigo está escrito em uma linguagem bastante acadêmica, elaborada na nova ortografia, possui 14 tópicosdistribuídos em 11 páginas, e divide-se em duas partes. A primeira dedicada ao legado, e a segunda dedica-se ao estudo dos sons, elas envolvem a vida de todos aqueles que estudam Linguística. Os textos são apresentados em uma sequencia cronológica, descrevendo perfeitamente o trabalho de exposição, apresentação, demonstração, divulgação, publicidade e

reconhecimento da personagem principal, o situando notempo, no espaço e no intelecto. Na primeira parte o autor inicia o artigo com uma excelente introdução, depois desenvolve o artigo com os seguintes tópicos: O legado de Saussure, Quem foi Saussure, O produto das aulas do professor Saussure, Uma Linguagem Bilateral, A Teoria dos Signos e Suas Propriedades, Língua x Fala a Dicotomia Fundamental, A Língua de Ontem nos Dias

3

de Hoje,Repercussões Depois de Saussure e Concluiu com As Divisões Distintas do Curso de Linguística Geral e dos Escritos de Linguística Geral. Na segunda parte o autor destaca os seguintes tópicos: Saussure e os Estudos dos Sons, Qual é o Papel do Som? Uma Tentativa de Definir Signo e Valor e concluiu com As Contribuições de Saussure Para o Estudo Dos Sons.

RESUMO A língua e a linguagem antes de Saussureeram estudadas através das semiologias, com a criação da Linguística teve uma significante evolução. Porem, Saussure deixou seu marco na história com suas ideias dicotômicas e sua influência que para os linguistas sempre foi intensa. O “Pai da Linguística” organizou, revolucionou os estudos da Linguística com suas dicotomias e redigidou manuscritos que poderiam se tornar um livro de LinguísticaGeral. Independente das divisões distintas do Curso de Linguística Geral e dos Escritos de Linguística Geral, o mundo se conscientizou do seu trbalho na estrutura da língua.

IDEIAS PRINCÍPAIS: Na primeira parte a ideia principal é “Mesmo cem anos após a sua morte e muitas polêmicas em torno de suas ideias dicotômicas, o Linguista continua despertando o interesse de estudiosos de tudo o mundoacerca dos mistérios produzidos pela linguagem”. Na segunda parte a ideia principal é “Cem anos após a sua morte, o legado estruturalista de Saussure tem servido como marco teórico no surgimento de varias pesquisas inseridas nos veios da chamada micro linguísticas. Uma de suas teorias tem a ver com a fonética e fonologia.”.

DETALHES MAIS IMPORANTES: Na primeira parte são A Criação do Curso deLinguística Geral, o surgimento de Os Escritos de Linguística Geral e As Divisões Distintas do Curso de Linguística Geral e dos Escritos de Linguística Geral. Na segunda parte é o inicio da Linguística Estruturalista e Descritiva.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:
4

Na primeira parte é a conscientização de que todo o estudioso de Linguística é um discípulo de Saussure. Na segunda parte são as...
tracking img