Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Regime Absolutista Moderno
Daniela Araújo
3º período de História


Resumo
No final da Idade Média, elementos de uma nova sociedade conviviam com resquícios do que foi o sistema feudal. O absolutismo surge como um dos elementos de transição que marcaram o período tido como, Era Moderna. Consiste no fenômeno de centralização política nas mãos do monarca, que por sua vez, é auxiliado pelaburguesia que ainda buscava se consolidar socialmente. Tal regime político foi tratado por diversos teóricos e intelectuais que procuraram analisa-lo seja através do viés político, econômico, social ou até mesmo simbólico. Através de alguns importantes escritos, e o peso que tiveram para os estudos sobre a Idade Moderna, consequentemente, sobre o absolutismo, podemos compreender com certaamplitude que foi mais que um fenômeno político, constitui-se como importante carro-chefe para o que viria ser o então, sistema capitalista.

Palavras-chave: idade moderna, mercantilismo, absolutismo, teóricos do absolutismo, idade média, transição, burguesia, monarca.

Introdução
O regime absolutista marcou a História Ocidental, por tratar de um momento em que novas tendências disputavam o espaçosocial com padrões medievais ainda vigentes. Para compreender, de fato, em que medida o conceito “absolutismo” pode representar o conjunto de mudanças políticas, econômicas e mentais da sociedade europeia ocidental, se torna necessário refletir sob as diversas óticas que compõe os estudos que procuraram analisa-lo.
Partindo de clássicos como “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel que visa uma discussãono âmbito político sobre o regime, passando pela abordagem sociológica de Balandier em “O Poder em Cena”, até a construção simbólica da imagem do monarca ressaltada por Peter Burke em “A Fabricação do rei”, além dos aspectos econômicos de suma importância discutidos por Falcon em “Mercantilismo e Transição” e por Perry Anderson em “As linhagens do estado absolutista”. Poderemos potencializarnossa compreensão daquilo que veio a ser, o regime absolutista, por diversos aspectos que, em comunhão, fizeram com que a sociedade aos poucos, superasse o período

medieval e mergulhasse, definitivamente, em um novo sistema econômico, político e social.
Umas das características principais para a consolidação do capitalismo como novo sistema econômico foi o mercantilismo que correspondia à práticaeconômica predominante no regime absolutista, permitindo a intervenção completa do Estado na vida financeira das regiões. É importante ressaltar que o fenômeno absolutista não se deu de maneira homogênea em toda Europa Ocidental. Na Inglaterra – maior exemplo de sociedade absolutista – entre outras consequências, houve a total separação do Estado e da Igreja, com o surgimento da Igreja Anglicanaque conferia ao monarca total poder em assuntos de cunho religioso. A Inglaterra, portanto, foi a pioneira em desestruturar uma forte relação que se fortaleceu durante todo o período medieval, o poder da Igreja sobre o Estado. Além disso, a sociedade inglesa despontou como potência marítima através das práticas mercantilistas e foi uma das primeiras, posteriormente, a aderir o processo deindustrialização. O absolutismo inglês, sendo assim, foi um dos mais fortes que existiram dentro da Europa daquele período.
Na França, o regime absolutista se manifestou de forma diferente. O monarca garantiu o poder, principalmente, através da “teatralização” do seu poder. Principal exemplo disso foi Luis XV – tratado por Peter Burke em “A Fabricação do Rei” - o monarca adotou diversos símbolos parareafirmar seu poder divino perante a sociedade, sendo o mais conhecido destes símbolos, o Sol. Não é a toa, que entrou para história como “o Rei Sol”, além do mais, apoiou-se na teoria do direito divino ferrenhamente, em que dava ao rei o poder absoluto, inclusive sendo reafirmado pela palavra do próprio Deus. Apesar de absolutismo inglês romper com muitas estruturas feudais que ainda predominavam...
tracking img