Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto






UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO



CAMILA MACEDO BERNIERI
GONZALO BARZAN
LORENA
RODRIGO RÊGO LISBOA OLIVEIRA
SAMANTA






MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS








SALVADOR, BAHIA
2015
CAMILA MACEDO BERNIERI
GONZALO BARZAN
LORENA
RODRIGO RÊGO LISBOA OLIVEIRA
SAMANTA




MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS:
O IMPACTO DA VISÃO MERCADOLÓGICA NA REEGENHARIA DOS PROCESSOS DENEGÓCIO.





ATIVIDADE APRESENTADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE SALVADOR, COMO ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS.
PROF.(a): CLAUDIA BECKER VOLTA.








SALVADOR, BAHIA
2015

O IMPACTO DA VISÃO MERCADOLÓGICA NA REEGENHARIA DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO
Autores: Camilla Macedo Bernieri, Gonzalo Barzan, Lorena, Rodrigo Oliveira e Samanta.
Orientador:Claudia Becker volta.

Resumo: As profundas mudanças que estão ocorrendo em todas as dimensões do mundo contemporâneo exigem que as empresas estejam adaptadas para que possam sobreviver. Por isso em ambientes de negócio, a busca incessante pela competitividade tem demandado uma maior capacidade de lidar com as mudanças. Entretanto o mercado se torna cada vez mais dinâmico proporcionando osurgimento de novas tendências constantemente. Isso se dá pelo aumento do nível de exigência dos consumidores que, devido ao acesso facilitado as informações, tornam-se mais conscientes de seus direitos e deveres e, portanto, muito mais exigentes. Dessa forma para que as empresas sobrevivam a esse tipo de mercado altamente competitivo elas precisam estar sempre em buscar de novas tendências, realizandopesquisas de mercado para entender as necessidades dos clientes. Muitas empresas atuam de forma errada, estabelecem metas a serem cumpridas e não analisam variáveis que possam gerar gastos desnecessários agregados às tarefas, como por exemplo o aumento de tempo para a elaboração dos processos realizados. A forma de se obter o sucesso no desempenho de suas atividades e entre os departamentos é areengenharia. Dessa forma muda-se todo o funcionamento organizacional e gera alterações radicais na cultura da empresa, criando uma nova visão ampla e moderna, mostrando um novo caminho para se obter o sucesso e se manter no mercado. Portanto este artigo tem como fim destacar a questão da contribuição da reengenharia dentro da abordagem estratégica das empresas e a procura da vantagem competitiva comoagregador de valores dentro da sua cadeia de processos em geral.

Palavras – Chave: Reengenharia, vantagem competitiva, clientes, mercado.
Summary:

Key - Words: Reengineering, competitive advantage, customer, aggregating values.



Introdução

Foi a partir dos anos 70, quando as empresas passaram a focar sua atenção à análise dos clientes com o intuito de buscar diferenciais competitivos quepermitisse a cobrança de um preço extra, que se acentuou a distinção entre os significados de custo e valor (Ghemawat, 2000).
Segundo Peter Drucker (1995) um negócio é determinado pelo cliente, ou seja, "é o cliente que, dispondo-se a pagar por um produto ou serviço, converte os recursos econômicos em riqueza. Aquilo que o consumidor julga estar adquirindo, aquilo que ele considera como valor éque determina o que é um negócio".
Naver e Slater (1990) colocam que "para um negócio maximizar seus lucros ao longo prazo, deve continuamente criar valor superior para seus clientes alvo. Para criar valor superior contínuo para seus clientes, o negócio deve ser orientado para o cliente, para a concorrência e coordenado de forma interfuncional'.
Assim, o grande desafio das empresas passa a ser comomedir esta disposição a pagar ou como medir o valor percebido pelo cliente de uma oferta de solução, uma vez que estas medidas dependem de uma clara compreensão das necessidades e desejos dos clientes que por sua vez estão relacionados a fatores intangíveis e de percepções subjetivas, difíceis de serem mensurados.
Mesmo diante desta complexidade tantos os estudiosos como as organizações têm...
tracking img